O juiz da 48ª Zona Eleitoral, Thiago Xavier Bento, condenou Alexander Pedruzzi Robles, mais conhecido como Alex Robles, por prática de boca de urna. O autor da denúncia é o Ministério Público Eleitoral. Alex foi candidato a prefeito de Vargem Alta em 2012 pelo PP. O número do processo é 12-55.2015.6.08.0002.
A condenação tem base nas penas da Lei 9.504/97, art. 39, § 5º, inciso II, que trata da “arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna”. Após o trânsito em julgado, Alex pode ter a suspensão dos direitos políticos. Ainda cabe recurso diante da sentença.
A informação da sentença condenatória foi divulgada através do edital de intimação nº 274/2017. Alex obteve 3.627 votos, perdendo aquele pleito para João Bosco Dias (PSB), o Bosquinho, que teve 5.183 sufrágios.
Robles, que e instigador da Polícia Civil, não concorreu as eleições do ano passado. Existe a informação de que, atualmente, ele é um dos apoiadores do prefeito João Altoé (PSDB).
“Vamos recorrer. Não há provas e eu não fiz o que disseram. Vamos provar que esta situação foi um constrangimento que me fizeram passar. Cabe a mim provar que estou certo e farei isso através de recurso, dentro dos prazos”, disse Alex.