Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem realizar o alistamento militar. Mas o que poucos sabem é que não é necessário comparecer à Junta do Serviço Militar para isso, pois é possível fazer o alistamento pela internet.
Em Cachoeiro, a Junta Militar – que é mantida pela prefeitura – fica localizada no ginásio do bairro Aeroporto e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Porém, aos que não quiserem se deslocar até o local, é disponibilizado o site www.alistamento.eb.mil.br, onde, além de se alistar, o jovem pode acompanhar se será ou não designado para servir no Tiro de Guerra.
“Este alistamento pela internet só pode ser feito até o último dia útil do mês de junho pelos rapazes que completam 18 anos neste ano. Quem perder este prazo deverá, obrigatoriamente, comparecer à Junta Militar e pagar uma multa”, explica a secretária da Junta de Serviço Militar de Cachoeiro de Itapemirim, Rosines Fávero.
Ela lembra, ainda, que os que não se alistarem ficam impedidos de tirar ou renovar passaporte, obter a carteira profissional, prestar concurso público, entre outros.
Os documentos necessários para o alistamento presencial são: certidão de nascimento ou carteira de identidade com cópia, CPF e comprovante de residência. Pelo site é necessário cadastrar o CPF e seguir as demais etapas. O telefone da Junta Militar de Cachoeiro é (28) 3522-4100.