Dezenove alunos da rede municipal de ensino poderão apresentar propostas de melhorias para as comunidades de Cachoeiro de Itapemirim sob o respaldo de um ‘mandato’ dentro do plenário da Câmara Municipal. Isso será possível se o projeto de lei intitulado ‘Vereador Mirim’ for aprovado na Casa.
A matéria é de iniciativa do vereador Rodrigo Sandi (PTN), com assinatura do edil Diogo Lube (PDT). Poderão participar do projeto todos os estudantes do 5º ao 9º ano, de até 15 anos de idade.
Cada escola realizará um processo eleitoral interno, indicando um aluno para concorrer ao mandato. Uma vez eleitos, a Câmara Municipal promoverá sorteio para a escolha dos titulares e suplentes. Também terá pleito para preenchimentos dos cargos de presidente, vice e 1º e 2º secretários.
O projeto ainda prevê que cada ‘vereador mirim’ terá um vereador como padrinho, que receberá as sugestões referentes às necessidades de seus bairros e escolas para providências.
As sessões serão realizadas na primeira quinta-feira de cada mês, das 15h às 17h, com apoio da assessoria legislativa da Câmara. Os eleitos só terão direito a um mandato, que se encerrará na última semana do mês de novembro do mesmo ano. Na ocasião, haverá homenagem e entrega de certificados.
Uniforme
Os vereadores mirins deverão participar das sessões com camisa azul, com gola fechada, contendo o brasão do município do lado esquerdo do peito com a inscrição que dá nome ao projeto.