Quatro alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim viajam nesta terça-feira (28) para Goiânia (GO) onde também representarão o Espírito Santo no 42º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes), o maior evento do tipo da América Latina.
O congresso acontece entre o dia 29 de novembro e 2 de dezembro. Estão sendo programados para os quatro dias 10 mesas de discussão, atividades culturais, plenárias e atos políticos. Além disso, atividades especiais vão abrir as comemorações de 70 anos da entidade, fundada em junho de 1948.
Entre os temas, segundo consta no site do evento, estão “a ameaça do projeto Escola Sem Partido, a problemática reforma do ensino médio, a importância do passe livre estudantil e os caminhos do país sob comando de Michel Temer”.
Os delegados cachoeirenses que integram a Conubes são Wallace Vargas, Karolyna Santos, Maira Fraga e Lucas Pinheiro. A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apoia a ida dos secundaristas cachoeirenses; o prefeito Victor Coelho os recebeu no palácio Bernardino Monteiro – sede do governo – nesta segunda-feira (27).
“É preciso fortalecer os movimentos secundaristas dos municípios, levando aos jovens informações pertinentes à educação”, disse o estudante Wallace Vargas.