Os alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de Cachoeiro de Itapemirim, irão protestar neste sábado contra o bloqueio de 30% no orçamento para as universidades e institutos federais anunciado pelo governo federal. A manifestação está agendada para às 9h30, com concentração inicial na antiga estação ferroviária, na Linha Vermelha, e seguirá até a praça Jerônimo Monteiro.
A reitoria do Ifes já comunicou, através de nota oficial, que se o corte orçamentário realmente ocorrer o instituto só terá ‘fôlego financeiro’ para funcionar até setembro deste ano.
“Nós da organização, assim como os alunos, vemos esse corte como uma manobra do governo na intenção de promover uma sociedade alienada e sem opinião. Os cortes nas disciplinas de filosofia e sociologia, são um exemplo disso”, disse a aluna Maria Eduarda Muniz Candido, que faz parte do grêmio estudantil do instituto.
“E agora os cortes nos IF’s e UF’s. Mas também sabemos que a educação vem sendo prejudicada há anos por governos anteriores. Sendo assim, estamos organizando um ato apartidário a favor da educação, querendo defender nosso direito a uma educação pública de qualidade”.
Maria Eduarda acredita que, pelo menos, 100 pessoas irão aderir ao movimento deste sábado. “Estamos trabalhando com a divulgação em várias áreas: docente, discente, administrativas, pais de alunos e sociedade comum. Sendo assim, só conseguimos ter uma noção dos alunos envolvidos”.