Antigo Salesiano vira Centro Estadual de Educação Técnica (CEET)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Inaugurado em 1923 pela Congregação Salesiana e com as atividades paralisadas por anos, o antigo Salesiano, em Jaciguá, distrito de Vargem Alta, volta a ser referência em educação e profissionalização. O imóvel, adquirido pelo governo do Estado, funciona agora como Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé.

O prédio passou por um processo de renovação após o imóvel do antigo Colégio Salesiano ser adquirido pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 5,6 milhões na reforma do espaço físico e aquisição de equipamentos e mobiliário. O nome da unidade é uma homenagem à personalidade histórica local, que foi um dos primeiros moradores do distrito e contribuiu para o avanço educacional e cultural do município.

“Essa escola é um símbolo da educação no Espírito Santo. Muita gente desta região estudou no antigo Salesiano, que estava abandonado e agora está recuperado. Assumimos o prédio na minha primeira gestão, mas o governante que veio em seguida o deixou novamente abandonado. Então, retornamos ao governo para transformar o antigo colégio em uma escola técnica que vai receber alunos de todos os municípios da região”, comemorou o governador Renato Casagrande.

O ex-prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, o Bosquinho, lembra quando o Estado comprou o imóvel.

“O governador pediu pra gente negociar com o Salesiano; a condição posta era que o espaço fosse destinado à educação. Ao deixar o governo, o projeto foi paralisado e retomou em 2019, quando Casagrande retornou. Isso representa muito para Vargem Alta e municípios vizinhos e para todos que querem qualificação profissional”.

 

O diretor do CEET Giuseppe Altoé, Fábio Scaramussa, afirmou que o local era sonhado pela comunidade. “O Centro será o palco para que nossos jovens sejam preparados para o futuro e para o mercado de trabalho, a fim de melhorar a realidade das pessoas e transformar esses lugares em espaços do bem. Esta será a primeira Escola Técnica Estadual do Sul do Espírito Santo, atendendo Vargem Alta e municípios vizinhos. Espero, como diretor do CEET Giuseppe Altoé, contribuir para a realização de sonhos, valores e a melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores”, pontuou.

De acordo com o diretor do centro Fábio Scaramussa, os cursos são voltados para a vocação local, nas áreas da agroecologia, cooperativismo e ambiental. O curso de Cooperativismo Ambiental teve início no dia 1º deste fevereiro; os demais iniciam em março. Haverá também cursos de especialização e graduação em nível superior pela Universidade Capixaba (Uanc) e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Perseguimos isso há muito tempo e conseguimos fazer, graças a sensibilidade do governo Casagrande. O Salesiano é um monumento importante não só para Vargem Alta, mas para todo o estado. Foi uma luta grande e é muito importante ver isso realizado”, disse o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabelo.

Castelo

Já o CEET Emílio Nemer está prestes a celebrar 65 anos como instituição educacional. Em 1978, o governo estadual assumiu a administração da escola, que passou a ser denominada Escola de 2º Grau Emílio Nemer, momento em que se iniciaram os cursos profissionalizantes, como o de Técnico em Contabilidade e o Curso Normal. No início dos anos 2000, a unidade transformou-se em escola de Ensino Médio. Já no final de 2021, o Centro Estadual de Educação Técnica foi oficialmente estabelecido, reintroduzindo a oferta dos cursos técnicos para a população de Castelo, resgatando as origens da instituição.

“Quando foi criado, o Emílio Nemer era uma escola de formação técnica e agora voltamos com a sua essência. Vamos começar com Contabilidade e Internet das Coisas e também teremos cursos do Qualificar ES. Não tive a oportunidade de estudar aqui, pois estudei no João Bley, mas sabemos que foi a educação que nos deu oportunidades na vida. Quando fazemos investimentos na formação técnica, a pessoa já sai da escola com uma possibilidade de emprego e isso cumpre um papel importante. É oportunidade para todos”, disse o governador Renato Casagrande, que é natural de Castelo.

Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Governo do Estado desempenha um papel fundamental no avanço tecnológico, científico e educacional estadual, impulsionando a competitividade e o crescimento econômico por meio do estímulo à inovação e à educação profissional. Inserida nesse processo a Secti promove parcerias entre universidades, empresas, fomenta a pesquisa científica e incentiva a formação de mão de obra qualificada.

“Os centros técnicos têm um papel fundamental na democratização do acesso à educação e ao conhecimento. Ao disponibilizar cursos e treinamentos em diversas áreas, esses espaços permitem que moradores das regiões obtenham formação profissional e desenvolvam habilidades técnicas essenciais para o mundo do trabalho. Isso contribui para a redução de desigualdades sociais e para o aumento da qualidade de vida da população”, explicou a subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Solange Batista.

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas