As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa (Ales) serão realizadas, a partir da próxima semana, às segundas e terças-feiras e não mais segundas, terças e quartas. Na terça-feira, serão duas sessões: uma com início às 9h e outra com início às 15h. A medida vale até o dia 2 de outubro e está publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) de quarta (22).
De acordo com o segundo-secretário da Casa, Enivaldo dos Anjos (PSD), a medida visa liberar parlamentares para o período de campanha política. “O momento é especial. É o último mês de período eleitoral e para evitar que as sessões sejam derrubadas por falta de presença, porque os deputados, além das atividades da Assembleia, têm atividades de campanha, nós decidimos manter as três sessões na semana”, avaliou.
Conforme disse, trata-se da forma “mais correta de se fazer isso, para não haver prejuízo”. “Com isso mantemos os trabalhos durante a semana e os deputados estão liberados na quarta para as atividades eleitorais, sem prejudicar o funcionamento da Casa”, conclui Enivaldo.
Segundo o diretor de Comissões Parlamentares da Casa, Marcelo Siano, os colegiados que se reúnem às terças de manhã serão remarcados para dias e horários definidos pelos presidentes de cada comissão. Atualmente, as comissões de Saúde, Cultura, Agricultura, Defesa do Consumidor e Educação, além da CPI da Sonegação de Tributos, se reúnem na terça de manhã.