Estiveram no município dez membros do poder executivo da cidade de Nan’an, um dos polos no mercado de rocha ornamental da China. Acompanhados por uma intérprete, eles destacaram o interesse em conhecer a região e o empresariado local para estreitar laços comerciais e contatos para intercâmbio em outras áreas.
“Somos muito parecidos com vocês em vários aspectos. Desejamos expandir esse contato também para a cultura e a economia, por exemplo. Desde que cheguei aqui, gostei muito da calorosa recepção e da beleza da cidade, com muitos recursos naturais”, destacou o prefeito, Lin RongZhong.
Foram exibidos vídeos em inglês, mandarim e português, sobre o Espírito Santo, Cachoeiro e a região onde fica Nan’an, que tem destaque também na rede hoteleira, estrutura para eventos e produção de cerâmica, entre outros atrativos.
Grupo conheceu empresas da região
Os visitantes receberam de presente kits com itens das fábricas locais e com artesanato do município. À tarde, o grupo visitou uma pedreira e empresas do setor de rochas ornamentais.
O evento contou com o apoio de várias empresas da cidade. “A participação das empresas Itapemirim e Santo Antonio, entre outras, tem sido primordial para o sucesso desta série de eventos, que contou também, recentemente, com a visita a Cachoeiro das autoridades latino-americanas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.
Cidades assinam intenção para irmanamento
No meio da tarde, a comitiva chinesa foi recebida na Câmara Municipal, onde Victor Coelho e Lin RongZhong assinaram a intenção para o Acordo de Irmanamento. O documento inicia os procedimentos de cooperação mútua entre as duas cidades.
A parceria que traz a delegação envolve também a Unidade de Negócios Nacional e Internacional (Unni) e a Câmara de Comércio Brasil China no estado (CCBCES). O objetivo é proporcionar parcerias diversas, voltadas, por exemplo, para cursos de idiomas, desenvolvimento de tecnologia e intercâmbio de mão de obra qualificada.
“É um dia marcante para Cachoeiro. Estamos muito felizes, também pela urgência em nosso município voltar ao rumo do desenvolvimento. E nada melhor do que isso ocorrer também em parceria com um dos países mais promissores, hoje, na economia”, avalia Victor Coelho, que recebeu das mãos do prefeito visitante um exemplar da porcelana chinesa, com símbolos de prosperidade e sucesso.