Lançamento de novo projeto de proteção de nascentes, caminhada ecológica no entorno do Itabira e atividades de conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos estão na programação da Semana das Águas de Cachoeiro, que a prefeitura promove de quarta-feira (21) a sábado (24), em comemoração ao Dia da Água (22 de março).
A primeira atividade é uma palestra sobre consumo consciente da água, nesta quarta, na escola municipal José Taveira dos Santos, no bairro Abelardo Machado, em dois horários: 8h e 14h. O palestrante será o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, que vai falar a estudantes e aos seus pais e responsáveis.
Na quinta-feira (22), o Teatro Municipal Rubem Braga recebe o Seminário das Águas, a partir das 18h30. Na ocasião, será debatido o tema “Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos”, proferida por Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com experiência em vários campos de pesquisa e atuação em gestão estratégica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou no próprio local do evento, 30 minutos antes do início, havendo certificado de participação.
Nascentes Vivas
Também no seminário, será apresentado o projeto Nascentes Vivas, cujo lançamento oficial ocorrerá no dia seguinte (23), às 18h, no auditório da escola Wilson Resende, em Burarama. Criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro, o projeto vai cadastrar propriedades rurais e investir em mecanismos para preservação das nascentes, com assistência técnica e orientação aos produtores. A conservação de pelo menos 200 nascentes contará com R$ 418 mil do Fundo Municipal de Defesa Ambiental.
Encerrando a programação, no sábado (24), haverá uma caminhada ecológica de 8 km pelo entorno da região do Monumento Natural do Itabira. O início do percurso, com belas vistas e afluentes de águas cristalinas pelo caminho, está marcado para as 7h, e não há necessidade de inscrição. Um ônibus será disponibilizado para levar os trilheiros até o local de partida da caminhada, o sítio Recanto do Itabira, com saída às 6h20 do Museu Ferroviário Domingos Lage.
“A nossa equipe teve o cuidado de preparar uma programação com atividades de reflexão, apresentação de ações diretas do poder público e também lazer. As pessoas que participarem terão a oportunidade de aprender mais e vivenciar na prática a importância dos recursos hídricos em sua totalidade”, destaca o secretário Mário Louzada.
Programação Semana das Águas
Quarta-feira (21)
Evento: Palestra sobre uso consciente da água
Local: Escola José Taveira dos Santos (rua Olga Contarini, Aberlado Machado)
Palestrante: Secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada
Horários: 8h e 14h
Público: pais e alunos
Quinta-feira (22)
Evento: Seminário das Águas
Local: Teatro Municipal Rubem Braga (avenida Beira Rio, Guandu)
18h – Inscrição para o seminário
18h30 – Solenidade de abertura
18h45 – Apresentação do projeto Nascentes Vivas
19h20 – Palestra sobre o tema “Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos”, com Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia, mestre em Ciências Sociais e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Imagem
20h – Mesa-redonda
21h30 – Encerramento
— INSCRIÇÃO —
Sexta-feira (23)
Evento: Lançamento oficial do projeto Nascentes Vivas junto aos produtores rurais
Local: Auditório da escola Wilson Resende (praça José Gava, Burarama)
Horário: 18h
Sábado (24)
Evento: Caminhada ecológica no entorno do Monumento Natural do Itabira (8 km de percurso)
Ponto de partida: Sítio Recanto do Itabira
Horário: 7h (saída do ônibus às 6h20 do Museu Ferroviário Domingos Lage)
Recomendações: levar filtro solar, repelente, chapéu, garrafinha d’água e usar tênis e roupas adequadas (preferencialmente calças compridas)