Aumenta necessidade de doadores no banco de sangue do Evangélico

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
banco sangue

Todo ano a situação se repete. No período de festas, as pessoas tendem a viajar mais e, por conseqüência, o banco de sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) registra queda nas doações. Durante todo o verão, não é diferente. O número de doadores diminui consideravelmente.

Segundo dados do serviço, o ideal seria registrar de 35 a 40 doações por dia; entretanto, nos últimos verões, a média não passa de 15 doações. “Mas, a palavra de ordem é acreditar no trabalho de conscientização realizado durante o ano e assim conseguir atrair, pelo menos, 30 doadores por dia”, prevê a assistente social do banco de sangue, Tatiana Alemonge.

Nesse período, conforme ela explica, o serviço mantém um diálogo com as famílias dos pacientes e com os funcionários do Heci. O recesso escolar também é uma agravante, pois não há como manter o ritmo de divulgação e captação de doadores como nos demais meses, o que dificulta ainda mais o cenário atual.

De acordo com Tatiana, o estoque está reduzido para os tipos sanguíneos O positivo, O  negativo e A positivo. “O ideal seria termos em média 60 bolsas de sangue do tipo O positivo, mas hoje existem apenas 40 unidades. Em relação ao A positivo, o estoque conta em média com 30 unidades, quando o satisfatório seriam pelo menos 50. Ideal também seriam 30 unidades de O negativo, mas na reserva existem apenas 10 unidades.

Saiba Mais:

A pessoa que tem entre 18 e 69 anos, está bem de saúde, não teve febre nos últimos dias, não teve hepatite após os 11 anos de idade, pode comparecer ao banco de sangue com seu documento oficial com foto e fazer a doação.

Caso tenha 16 ou 17 anos pode fazer a doação desde que esteja acompanhado do responsável legal ou com o requerimento de autorização devidamente preenchido. Este requerimento pode ser adquirido no site do Hospital Evangélico em www.heci.com.br .

A doação de sangue só deve ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres. Esta diferença de prazos se dá por conta da reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais.

O banco de sangue funciona no segundo andar do Hospital Evangélico, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h e, aos sábados, das 7h às 11h. Mais informações pelo telefone: (28) 3526-6232.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova