Referência no Espírito Santo na promoção de segurança alimentar e nutricional, o Banco de Alimentos de Cachoeiro recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), a visita de uma comitiva de Jaguaré, cidade do norte capixaba. O objetivo do grupo, formado por representantes dos poderes executivo e legislativo daquele município, foi conhecer o funcionamento do banco para replicar a experiência.
Segundo os representantes de Jaguaré, um produtor rural do município tomou conhecimento do Banco de Alimentos de Cachoeiro na última edição da ExpoSul Rural, realizada em abril, e repassou a informação. O poder público da cidade, então, se mobilizou para elaborar um projeto de lei para criação de uma unidade semelhante à cachoeirense.
“A visita foi muito bacana. O Banco de Alimentos de Cachoeiro tem ótima estrutura e é muito organizado. Também tivemos a oportunidade de tomar conselhos valiosos, como a dica para aproveitar bem as nossas potencialidades em produção rural – no caso, principalmente produção de frutas”, destaca o secretário municipal de Agricultura de Jaguaré, Luciano Laquini de Ataide.
“É muito gratificante saber que o nosso trabalho está dando certo e servindo de exemplo para outros municípios. Estamos à disposição para prestar apoio ao projeto de Jaguaré e estamos abertos à visita de outras prefeituras. A troca de experiências é sempre muito valiosa”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.
Além de Jaguaré, representantes dos municípios de Castelo, Santa Maria de Jetibá e Viana também visitaram o Banco de Alimentos de Cachoeiro em outras ocasiões.
Arrecadação de alimentos
Localizado na rua Moisés Campos Pancini, S/N, bairro Aeroporto, o Banco de Alimentos de Cachoeiro é responsável pela complementação da alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade e do abastecimento de 18 entidades socioassistenciais do município.
No ano passado, a entidade arrecadou um total de 166 mil quilos, sendo 33 mil quilos em doações e 133 mil quilos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que visa o combate à fome e desnutrição por meio da compra de produtos da agricultura familiar.
O Banco de Alimentos também tem se beneficiado de importantes ações estratégicas. Uma delas foi o estabelecimento da entrada solidária nos shows da Festa de Cachoeiro no Parque de Exposições, realizados entre 28 de junho e 1º de julho. Com a iniciativa, a prefeitura conseguiu arrecadar cerca de 7 toneladas de alimentos para o Banco. Para fazer doações, é preciso entrar em contato pelo telefone (28) 3521-9114.