Banco de Alimentos de Cachoeiro é visitado por comitiva de Jaguaré

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Referência no Espírito Santo na promoção de segurança alimentar e nutricional, o Banco de Alimentos de Cachoeiro recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), a visita de uma comitiva de Jaguaré, cidade do norte capixaba. O objetivo do grupo, formado por representantes dos poderes executivo e legislativo daquele município, foi conhecer o funcionamento do banco para replicar a experiência.

Segundo os representantes de Jaguaré, um produtor rural do município tomou conhecimento do Banco de Alimentos de Cachoeiro na última edição da ExpoSul Rural, realizada em abril, e repassou a informação. O poder público da cidade, então, se mobilizou para elaborar um projeto de lei para criação de uma unidade semelhante à cachoeirense.

“A visita foi muito bacana. O Banco de Alimentos de Cachoeiro tem ótima estrutura e é muito organizado. Também tivemos a oportunidade de tomar conselhos valiosos, como a dica para aproveitar bem as nossas potencialidades em produção rural – no caso, principalmente produção de frutas”, destaca o secretário municipal de Agricultura de Jaguaré, Luciano Laquini de Ataide.

“É muito gratificante saber que o nosso trabalho está dando certo e servindo de exemplo para outros municípios. Estamos à disposição para prestar apoio ao projeto de Jaguaré e estamos abertos à visita de outras prefeituras. A troca de experiências é sempre muito valiosa”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Além de Jaguaré, representantes dos municípios de Castelo, Santa Maria de Jetibá e Viana também visitaram o Banco de Alimentos de Cachoeiro em outras ocasiões.

Arrecadação de alimentos

Localizado na rua Moisés Campos Pancini, S/N, bairro Aeroporto, o Banco de Alimentos de Cachoeiro é responsável pela complementação da alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade e do abastecimento de 18 entidades socioassistenciais do município.

No ano passado, a entidade arrecadou um total de 166 mil quilos, sendo 33 mil quilos em doações e 133 mil quilos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que visa o combate à fome e desnutrição por meio da compra de produtos da agricultura familiar.

O Banco de Alimentos também tem se beneficiado de importantes ações estratégicas. Uma delas foi o estabelecimento da entrada solidária nos shows da Festa de Cachoeiro no Parque de Exposições, realizados entre 28 de junho e 1º de julho. Com a iniciativa, a prefeitura conseguiu arrecadar cerca de 7 toneladas de alimentos para o Banco. Para fazer doações, é preciso entrar em contato pelo telefone (28) 3521-9114.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas