O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) necessita de doações. A instituição informou que a queda no estoque se aproxima de 90%. O agendamento é feito somente aos sábados para grupos acima de cinco pessoas.
De acordo com o Heci, no início da pandemia de coronavírus, o estoque sofreu redução de 40%; atualmente, percentual assusta.
“Como não estamos recebendo mais que 15 doadores dia, não estamos trabalhando com agendamento durante a semana. Organizamos o espaço com demarcação e orientação profissional adequada”, informou o hospital, através de nota.
O grupo sanguíneo mais afetado é O negativo, com estoque de apenas 5% do ideal de 40% para trabalhar com a segurança desejada. Depois, o A negativo, com estoque de somente 5%; o O positivo também a oferta prejudicada.
As orientações é que o doador compareça de máscara e não apresenta sintomas gripais; é preciso levar documento oficial com foto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.