Primeiro vem o diagnóstico do câncer de mama. Após iniciado o tratamento, com a quimioterapia, a queda do cabelo, que tanto impacta na autoestima da mulher. Com o objetivo de apoiar as pacientes da Oncologia da Unimed Sul Capixaba a superar esta fase, o Núcleo Feminino Cooperativista criou o Banco de Perucas. As primeiras perucas estarão expostas na próxima quarta-feira, 9 de outubro, durante o Chá Rosa, evento que pretende mobilizar mais pessoas para apoiar a causa.
O Chá Rosa acontece no Cozinha Origem, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 18h. A coordenadora do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, doutora Fabíola de Freitas Moraes, explicou que o Banco de Perucas vai funcionar com empréstimo das peças para mulheres em tratamento no Serviço de Oncologia.
Como se trata de empréstimo, as usuárias não poderão pintar ou cortar os cabelos. Ao final do tratamento, quando os próprios cabelos já terão crescido, e sem a necessidade de continuar a usar a peruca, a paciente fará a devolução para que outra mulher possa utilizá-la.
A coordenadora explica que, à medida que a demanda for aumentando serão confeccionadas mais perucas. “No ano passado, fizemos uma campanha sensibilizando colaboradoras, médicas cooperadas e voluntárias para cortar e doar os fios para a confecção das perucas. Os cortes foram feitos gratuitamente e resultaram na doação de 5 quilos de cabelos. O pré-requisito para doar foi o corte mínimo de 15 centímetros”, pontua.
Na próxima quarta-feira, durante o Chá Rosa, também serão vendidas camisetas do Núcleo Feminino, com a temática do Outubro Rosa. A arrecadação será destinada à confecção de mais perucas e manutenção, e também para a compra de suplementos para pacientes em tratamento oncológico.