Bares: veja a resposta do Estado ao pedido do prefeito de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta segunda-feira (03), ofício 101/2020, da Sala de Comando e Controle Coronavírus Covid-19, do Governo do Estado, com resposta referente ao “Plano de Convivência – Atividades Econômicas”, proposto pelo município, após debates com os setores do comércio, bares, restaurantes e eventos.

O ofício traz a seguinte consideração: “Embora reconheçamos todo esforço e preocupação dessa Administração Municipal, na gestão dos diversos impactos decorrentes da Covid-19, sendo o plano proposto considerado consistente e bastante minucioso, tratando de forma muito cuidadosa o tema, neste momento, a Administração Estadual entende ainda não ser oportuno tratar de forma individualizada ações customizadas de quaisquer dos 78 entes municipais, haja vista que ainda não dobramos a curva de aprendizado sobre esta doença, carecendo ainda a centralização das ações e orientações.”

A proposta da Prefeitura de Cachoeiro ao Governo do Estado apresentou estudos e levantamentos acerca do comportamento da pandemia no município, na região sul, comparando-o à Grande Vitória; e as medidas realizadas pela gestão no combate ao Covid-19, que resultaram na desaceleração do contágio. A partir disso, a prefeitura propôs um regramento que integra cuidados de higiene, limpeza, monitoramento e comunicação para a reabertura gradual das atividades econômicas, com descrição de turnos, dias e horários para funcionamento.

“Cachoeiro de Itapemirim chega a quase 90% de curados nesse primeiro dia de agosto, após quatro meses de pandemia. O Espírito Santo já entra no patamar de queda no contágio, mas ainda registra mortes todos os dias. Entendemos que o Estado governa para todos os municípios capixabas, porém, Cachoeiro tem particularidades que precisavam ser debatidas. Foi o que fizemos. A resposta ainda não é a queremos, mas entendemos que estamos próximos de um desfecho positivo, principalmente para os segmentos não essenciais, ainda com restrições ou fechados”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Na última sexta-feira (31) a Prefeitura de Cachoeiro, prorrogou por meio do decreto n° 29.627, para 31 de agosto, a suspensão de atividades de bares, cinemas, teatros e casas de shows e promoção de eventos – podendo haver funcionamento, caso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estabeleça normas sanitárias disciplinando essas atividades, que estão suspensas desde meados de março, em função da pandemia do novo coronavírus.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Samba no Dia da Consciência Negra no bar do Tonho

"Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade", diz a canção. E para marcar este