“Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades.” – Nicolau Maquiavel
Candidatos virtuais
Milhares de pessoas, entre elas várias autoridades empresariais e políticas, estiveram presentes para inaugurar o investimento de R$ 140 milhões da Cooperativa de Laticínios Selita, na Safra, na manhã deste sábado (2). Entre elas, possíveis concorrentes nas eleições ao governo do Estado em 2022 – ainda que longe de qualquer polarização. Trata-se do atual Renato Casagrande (PSB) e do deputado federal Evair de Melo (PP). Em artigo no Em Off Notícias, traremos mais detalhes.
Protestos
A obra teve início em 2017 e, nesse tempo, a cooperativa encontrou o aumento de até 140% de alguns itens. A decisão de deixar o bairro Campo Leopoldina surgiu, principalmente, dos inúmeros protestos dos moradores em relação ao barulho e vazamento de resquícios de soro do leite, que causava mau cheiro e outros transtornos.
Etapas
Até o dia 20 deste mês, a unidade da Safra iniciará a produção de leite, assim como a dos demais produtos. Até dezembro, ocorrerá a migração completa e a antiga fábrica será fechada. O aproveitamento do imóvel do Campo Leopoldina não foi divulgado.
Preço dos produtos
É comum encontrar nas prateleiras dos supermercados de Cachoeiro de Itapemirim os produtos da Selita com preços superiores ao de outras marcas, produzidas em outros estados. O ex-presidente Rubens Moreira cobrou do governador Renato Casagrande uma política fiscal igualitária para que haja concorrência equilibrada. Os detalhes abaixo em entrevista com o presidente da Comissão Permanente de Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcos Mansur (PSDB).
Equiparação do ICMS
“Há três anos, tivemos a 1ª grande briga que se transformou na 1ª grande vitória: a equiparação do ICMS que era cobrado no leite comparado com os estados vizinhos. Só que desses três anos pra cá, os outros estados já aumentaram a compensação para quem industrializa e envasa o leite nesses estados; ou seja, a nossa equiparação já está defasada. Precisamos voltar a fazer o diálogo juntamente com o governo do Estado para nova equiparação e abaixar ainda mais essa taxa para quem produz o leite aqui no Espírito Santo. Esse é um trabalho que a Comissão de Cooperativismo presta à Selita e também a todo o setor produtivo leiteiro do estado”, disse o deputado Marcos Mansur.
Casagrande libera
O governador Renato Casagrande determinou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae reiniciem o diálogo com a Selita para os ajustes necessários junto ao incentivo de ICMS já existente.
Federal
O deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder do governo na Câmara e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, falou dos investimentos da União para o setor. “O mais importante, ocorrido na última semana, foi o fato do governo zerar o PIS e Cofins do milho, o que vai baratear o preço para os agricultores. Foi anunciado o Plano Safra robusto, que é uma linha de crédito importante. E também o investimento em infraestrutura: passar dinheiro de custeio para as prefeituras realizarem melhorias nas estradas. Para finalizar, o Espírito Santo vai receber uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, estará no estado ainda neste mês de outubro.
Aumento da produção e da qualidade
A Selita produz diariamente 300 mil litros de leite e passa a ter capacidade (a ser alcançada) para 800 mil litros. Casagrande disse que é preciso buscar leite em locais ainda não explorados. “Para aumentar a produtividade e qualidade, vamos investir, através de parceria com a Sebrae, no melhoramento genético do rebanho e também na alimentação”, garantiu. “85% dos cooperados da Selita são pequenos produtores e quando tem uma cooperativa forte, que gera renda, emprego e riqueza aqui no Estado, faz com que essa riqueza permaneça em solo capixaba. A produção local tem que ser incentivada permanentemente”, disse.
Recortes
Vereadores em peso na inauguração da nova fábrica da Selita § Na boca de muitos, IPTU virou cimento § Mais cedo, no centro de cultura, integrantes da Associação de Folclore aguardavam a secretária § Ela não foi § caldo engrossando § Governo do Estado vai contratar mais policiais e médicos legislas § esse último, fazendo falta em Cachoeiro § Na segunda-feira (4), terá publicação de edital para a nova unidade do Corpo de Bombeiros em Cachoeiro § Tem bolsonaristas de destaque diminuindo o tom § Alguns, sentem as consequências do trato ríspido e recuam § Outros, só verão quando for tarde § Em Off Tv produzindo bons conteúdos e entrevistas em diversas áreas § Acessem no Youtube § Até!