Bastidores da inauguração da Selita

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
selita

“Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades.” – Nicolau Maquiavel

 

Candidatos virtuais

Milhares de pessoas, entre elas várias autoridades empresariais e políticas, estiveram presentes para inaugurar o investimento de R$ 140 milhões da Cooperativa de Laticínios Selita, na Safra, na manhã deste sábado (2). Entre elas, possíveis concorrentes nas eleições ao governo do Estado em 2022 – ainda que longe de qualquer polarização. Trata-se do atual Renato Casagrande (PSB) e do deputado federal Evair de Melo (PP). Em artigo no Em Off Notícias, traremos mais detalhes.

 

Protestos

A obra teve início em 2017 e, nesse tempo, a cooperativa encontrou o aumento de até 140% de alguns itens. A decisão de deixar o bairro Campo Leopoldina surgiu, principalmente, dos inúmeros protestos dos moradores em relação ao barulho e vazamento de resquícios de soro do leite, que causava mau cheiro e outros transtornos.

 

Etapas

Até o dia 20 deste mês, a unidade da Safra iniciará a produção de leite, assim como a dos demais produtos. Até dezembro, ocorrerá a migração completa e a antiga fábrica será fechada. O aproveitamento do imóvel do Campo Leopoldina não foi divulgado.

 

Preço dos produtos

É comum encontrar nas prateleiras dos supermercados de Cachoeiro de Itapemirim os produtos da Selita com preços superiores ao de outras marcas, produzidas em outros estados. O ex-presidente Rubens Moreira cobrou do governador Renato Casagrande uma política fiscal igualitária para que haja concorrência equilibrada. Os detalhes abaixo em entrevista com o presidente da Comissão Permanente de Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcos Mansur (PSDB).

 

Equiparação do ICMS

“Há três anos, tivemos a 1ª grande briga que se transformou na 1ª grande vitória: a equiparação do ICMS que era cobrado no leite comparado com os estados vizinhos. Só que desses três anos pra cá, os outros estados já aumentaram a compensação para quem industrializa e envasa o leite nesses estados; ou seja, a nossa equiparação já está defasada. Precisamos voltar a fazer o diálogo juntamente com o governo do Estado para nova equiparação e abaixar ainda mais essa taxa para quem produz o leite aqui no Espírito Santo. Esse é um trabalho que a Comissão de Cooperativismo presta à Selita e também a todo o setor produtivo leiteiro do estado”, disse o deputado Marcos Mansur.

 

Casagrande libera

O governador Renato Casagrande determinou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae reiniciem o diálogo com a Selita para os ajustes necessários junto ao incentivo de ICMS já existente.

 

Federal

O deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder do governo na Câmara e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, falou dos investimentos da União para o setor. “O mais importante, ocorrido na última semana, foi o fato do governo zerar o PIS e Cofins do milho, o que vai baratear o preço para os agricultores. Foi anunciado o Plano Safra robusto, que é uma linha de crédito importante. E também o investimento em infraestrutura: passar dinheiro de custeio para as prefeituras realizarem melhorias nas estradas. Para finalizar, o Espírito Santo vai receber uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, estará no estado ainda neste mês de outubro.

 

Aumento da produção e da qualidade

A Selita produz diariamente 300 mil litros de leite e passa a ter capacidade (a ser alcançada) para 800 mil litros. Casagrande disse que é preciso buscar leite em locais ainda não explorados. “Para aumentar a produtividade e qualidade, vamos investir, através de parceria com a Sebrae, no melhoramento genético do rebanho e também na alimentação”, garantiu. “85% dos cooperados da Selita são pequenos produtores e quando tem uma cooperativa forte, que gera renda, emprego e riqueza aqui no Estado, faz com que essa riqueza permaneça em solo capixaba. A produção local tem que ser incentivada permanentemente”, disse.

 

Recortes

Vereadores em peso na inauguração da nova fábrica da Selita § Na boca de muitos, IPTU virou cimento § Mais cedo, no centro de cultura, integrantes da Associação de Folclore aguardavam a secretária § Ela não foi § caldo engrossando § Governo do Estado vai contratar mais policiais e médicos legislas §  esse último, fazendo falta em Cachoeiro § Na segunda-feira (4), terá publicação de edital para a nova unidade do Corpo de Bombeiros em Cachoeiro §  Tem bolsonaristas de destaque diminuindo o tom § Alguns, sentem as consequências do trato ríspido e recuam § Outros, só verão quando for tarde § Em Off Tv produzindo bons conteúdos e entrevistas em diversas áreas § Acessem no Youtube § Até!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email