BCG: Cachoeiro qualifica mais profissionais para aplicar vacina

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) começou a ampliar, em sua rede básica de atenção, o número de profissionais com qualificação para aplicar a vacina BCG, obrigatória para todas as crianças recém-nascidas no município.

Disponível no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Santo Antônio, e nas maternidades filantrópicas da cidade, sua aplicação deve ser feita, prioritariamente, nas primeiras 12 horas do bebê, para que a imunização contra a tuberculose seja mais eficaz.

Nesta quarta-feira (1º), o programa de imunização do município organizou, no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, a primeira etapa de capacitação, da qual participaram 10 técnicas de enfermagem e uma enfermeira da Semus.

O treinamento técnico de aplicação intradérmica da vacina BCG foi ministrado por Ana Carolina Abdala Duarte Calvi, instrutora da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro.

“Trata-se de um procedimento de vacinação complexo, que requer destreza e habilidade. Daí a importância dessa qualificação, que será essencial para aumentarmos o quadro de profissionais à disposição da população”, explica a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Assim, de acordo com ela, a expectativa é também ofertar a dose, futuramente, nas unidades básicas. Para isso, mais turmas de treinamento deverão ser formadas, nos próximos meses.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas