Biografia de Brice Bragato marca os 70 anos da deputada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Foto: Davi Taynã

No próximo dia 11 de novembro, a ex-deputada estadual Brice Bragato completa 70 anos e lança a autobiografia “Brice Bragato: uma mulher de luta – da limpeza do curral à tribuna da Assembleia”.

Se em 2023, a mulher na política ainda é uma conquista a se consolidar, imagine nos anos 70 e 80? Brice foi uma das primeiras a percorrer essa estrada no Espírito Santo e a fez com muita luta e firmeza. O livro traz ao público momentos importantes da vida pública de uma das deputadas mais atuantes na história da política capixaba. A obra revela a vida da pequena e sonhadora Brice, menina do interior, filha de simples agricultores familiares do interior do Espírito Santo, onde chegou a limpar curral, e sua brilhante trajetória até chegar a três mandatos de deputada estadual, com seus discursos históricos em defesa da classe trabalhadora na tribuna da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Da menina que veio para Vitória na carroceria de um caminhão – tendo que trabalhar de doméstica, passando pela aprovação no concorrido vestibular da Ufes, onde iniciou sua militância política, chegando à organização de associação de moradores na Serra – até o cargo de deputada, muitas emoções foram vividas. Saltam aos olhos a delicadeza de histórias da jovem menina, suas primeiras paixões e também o empoderamento dessa mulher, suas conquistas pessoais, suas paixões avassaladoras, seus casos amorosos, dignos de capítulos de novela, daqueles que ninguém quer perder na frente da tela.

Essa mesma intensidade também pode ser vista na Brice universitária, servidora pública e política, com postura destemida. A Brice que causou comoção social ao ser levantada pelos cabelos em uma manifestação de trabalhadores até sua conduta como deputada em momentos essenciais, como a CPI da criança e do adolescente, CPI do fisco, CPI da Rodosol e a autonomia administrativa e financeira do MP ES. A mulher forte à frente da política também é a mãe que se culpa e se questiona o tempo todo quando o dever público faz com que seus filhos fiquem sem sua presença e seu colo acolhedor.

A história de uma grande mulher que se confunde com a história política do Espírito Santo faz da obra em questão um livro que precisa ser lido. Muitos fatos já esquecidos ou pouco conhecidos são retomados pela ex-deputada, e também outros agora revelados em primeira mão. Por isso, a obra vem reacender fatos do cenário político do Espírito Santo, das décadas de 70 até os anos 2000, com a riqueza de quem viveu por dentro cada um dos fatos contados.

“Escrever esse livro significou pra mim um encontro com toda a minha história. Representou uma retrospectiva de todos os meus 70 anos vividos até aqui. Revivi coisas tristes e alegres. Me emocionei bastante. Olhando pelo retrovisor, eu sou pura gratidão por todas as oportunidades que a vida já me deu e as que ainda vai me dar”, afirma Brice.

Serviço:

O lançamento será no próximo sábado (11), para convidados, e em breve será lançado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

O livro sai pela editora Maré

Valor R$ 60,00

Como adquirir: e-mail bbmulherdeluta@hotmail.com

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email