Alegria, esperança, louvor e fraternidade inundaram as ruas de Marataízes, com a 8ª Edição do maior bloco católico do sul do Espírito Santo, o Bote Fé. Organizado pela Paróquia Santíssima Trindade e a Pastoral da Juventude de Marataízes, o encontro animou a avenida Beira-Mar na terça-feira (21) de carnaval, com um reportório variado de músicas católicas, aliado a muita folia de forma sadia, respeitando os valores cristãos e anunciando o Evangelho.
Guilherme Monteiro Dias, 26 anos, conta que frequenta o evento desde os 19 anos e que as expectativas para esta edição foram superadas. “É o povo de Deus indo beber da graça, porque ficamos três anos sem ter ele”, celebra o morador da Barra de Itapemirim. O rapaz costuma ir com o grupo jovem que frequenta, além de ter a companhia de alguns parentes.
Criado em 2013, ano em que a Igreja no Brasil se preparava para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o “Bloco Bote Fé” tinha como objetivo, em seu primeiro ano, reunir a juventude paroquial em preparação a JMJ.
A ideia foi promover um bloco de carnaval para desfilar pela avenida da Praia Central de Marataízes, que, com o auxílio de um trio elétrico, arrastou a multidão ao som de música católica adaptada ao axé e marchinhas de carnaval. Com o sucesso da ideia, o “Bloco Bote Fé” repetiu a dose no ano seguinte, pulando de 100 abadás confeccionados no primeiro ano, para 300 em 2014 e 500 em 2015. Desde 2016, já são confeccionados mil abadás.
Se no início o Bote Fé foi formado em sua maioria por jovens, hoje a variedade é maior. Com a participação de famílias inteiras. Com o tema; “Comunidade de Batizados em Missão” e o lema: “Avance para águas mais profundas e lancem as redes para pesca (Lc 5,4)”, o Bote Fé reuniu milhares de pessoas na pérola capixaba.