A BRK ganhou uma iluminação especial na cor rosa para chamar a atenção para um assunto muito importante: o câncer de mama. A concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, mais uma vez, aderiu à campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença, a fim de aumentar as chances de cura.
Além da iluminação diferenciada, o Atendimento ao Público, na Ilha da Luz, também recebeu uma decoração especial, assim como os carros da empresa, que foram adesivados com a imagem do laço que é símbolo da campanha. Segundo Dayana Martins Braga, técnica de enfermagem da área de saúde ocupacional da BRK, outras ações serão realizadas para promover a campanha entre os funcionários e os clientes.
“Dentre as iniciativas está uma palestra no dia 28 de outubro, que será ministrada por um profissional da saúde para orientar todos os funcionários a terem mais atenção com a própria saúde, além de conscientizar sobre a importância do autoexame da mama, do diagnóstico precoce e de estarem atentos aos sinais mais comuns da doença”, afirma Dayana.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção à região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. O sintoma mais comum da doença é o aparecimento de um nódulo na mama, geralmente indolor.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o medo e a desinformação são os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. A prática de atividade física, a manutenção de um peso corporal saudável, uma alimentação mais saudável e a redução ou não consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos fatores que ajudam a prevenir a doença.