BRK Ambiental é parceira do Cine Ema

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Cine_ema (2) (1)

Pelo terceiro ano consecutivo, a BRK Ambiental é parceira do Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo que acontece no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, tem em sua programação seminário com palestras, oficinas, shows musicais e mostras de cinema ambiental gratuitas na Praça José Gava. Com o tema “Memória das águas – de onde vem a água do rio?”, o festival busca reconhecer a produção audiovisual ambiental, trazendo à tona a importância da preservação.

O projeto é uma realização da Caju Produções, do Instituto Últimos Refúgios e do Ministério da Cultura, com o patrocínio da BRK Ambiental e da ANA – Agência Nacional de Águas – Ministério do Meio Ambiente. Os filmes participantes da mostra competitiva concorrem ao troféu “Sino”, uma alusão à lenda da pedra da Ema, uma criação do artista plástico Bruno Salvador. A pedra é assim chamada por possuir uma falha rochosa que, de acordo com a posição do sol, forma a figura de uma ave pernalta.

A BRK Ambiental também participa do festival dentro da programação do Seminário de Educação Ambiental “Conhecendo e Cuidando de Nossas Águas”, dirigida a professores, pedagogos e profissionais de instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim.

O seminário acontece no dia 28 de outubro, das 13 às 16h30. Paulo Breda, analista ambiental, apresentará um panorama local sobre as iniciativas de gestão e ações de cuidado com as águas. Já Micheline Bernabé, da área de Responsabilidade Socioambiental da empresa, abordará os projetos e as iniciativas de educação ambiental da concessionária de água e esgoto na programação do “Papo Nique”, que tem como tema “Memória das Águas”.

De acordo com Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental, a empresa é parceira do festival pelo potencial que tem de incentivar as pessoas e Cachoeiro e cidades vizinhas a refletirem sobre uma temática tão relevante, que é a preservação dos recursos hídricos. “Burarama tem belezas naturais e uma história rica a mostrar. A comunidade também acolhe e participa com entusiasmo de toda a programação, o que vem contribuindo para consolidar o evento”, afirma.

Tema de 2017

O tema do Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo que acontece em Burarama busca destacar soluções sustentáveis sobre o fluxo e a produção de águas em regiões do Brasil, valorizando atividades educacionais e reflexões que dialoguem sobre a preservação e recuperação das nascentes, em especial através de ações práticas e de memória.

O projeto focaliza o Circuito das Águas em Burarama, que envolve pequenos produtores rurais, artesãos, áreas de lazer, quedas d’água, piscinas naturais, agroindústrias locais, turismo de aventura e muitas belezas naturais, fazendo parte do Caminhos da Campo e do Corredor Ecológico Capixaba. Propõe um mergulho nas lembranças que marcam a memória das comunidades, mas também, na investigação da origem e na preservação das nascentes.

 

Programação 

27 de Outubro (sexta)

Oficina de Observação de Aves 

De 8h às 12h / Local: Escola Wilson Resende, Burarama

Momento para despertar o olhar para a natureza! Orientados por Léo Merçon e Filipe Ventura, os jovens terão momentos de descontração, sensibilização ambiental e conservação da natureza através do interesse pelas aves.

Oficina de Cinema Ambiental

 

De 9h às 17h  / Local: Escola Wilson Resende, Burarama.

A cineasta alemã Ilka Westermeyer irá conduzir os estudantes de Pacotuba a uma descoberta sobre o mundo do audiovisual. É uma oficina com teoria e prática de introdução ao cinema, linguagens, narrativas, equipamentos  e técnicas.

Oficina conhecendo e cuidando de nossas águas

 

De 14h às 18h / Local: Auditório da Escola Wilson Resende, Burarama.

Coordenada por Angela Schmidt, criadora da La Durabilité, a oficina terá uma dinâmica de construção coletiva de estratégias que promovam a adoção de práticas e iniciativas sustentáveis no uso e gestão das águas da escola e/ou comunidade. Angela Schmidt está a frente da La Durabilité, empresa com foco em educação e sustentabilidade.

 

Abertura da feira AME

 

19h30 / Local: Praça José Gava.

Feira da Associação de Moradores Empreendedores de Burarama e Exposição de Bordados das Meninas Bordadeiras de Burarama.


Abertura oficial do evento

20h / Local: Praça José Gava


Mostra competitiva de curtas metragens Cine.Ema

20h15 Local: Praça José Gava

Filmes:
Capibaribes, da Nascente à foz, de Canário Caliari | Doc, 20min, PE
Maria Cachoeira, de Pedro Carcereri | Fic, 11min, MG
Macacada, de Duda Larson | Ani, 04min, SP
Enquanto Canto, de Sil Azevedo | Fic, 15min, RJ
Rio Verdadeiro, de Hidalgo Romero | Doc, 16min, SP
Louça de Deus, de Eudaldo Monção Jr. | Doc, 13min, SP
A piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva | Fic, 15min, GO

Show com Zero28 Band

22h / Local: Praça José Gava

 

28 de Outubro (sábado)

 

Seminário: conhecendo e cuidando de nossas águas


De 13h às 16h30 / Local: Auditório Escola Wilson Resende, Burarama
Coordenada por Angela Schmidt, criadora da La Durabilité, o seminário realizará estruturas educadoras com varal de contatos e ideias, estratégias de fomento a parcerias, redes e trocas entre professores e comunidade em geral a fim de promover a adoção de práticas sustentáveis no uso e gestão das águas.. Angela Schmidt está à frente da La Durabilité, empresa com foco em educação e sustentabilidade.


Papo-nique

17h / Local: 
casa de Dona Lair Gava, onde está plantada a árvore Cine.Ema.

Bate-papo com pique-nique sobre o tema Memória das Águas.

 

Feira AME 

20h / Local: Praça José Gava

Feira da Associação de Moradores Empreendedores de Burarama e Exposição de Bordados das Meninas Bordadeiras de Burarama.


Mostra Competitiva de Curtas Metragens Cine.Ema

 

20h30 / Local: Praça José Gava

 

Filmes:
Cheiro de Melancia, de Maria Cardozo | Fic, 16min, PE
Pato-mergulhão: Vida e novas vidas, de Sávio Freire Bruno | Doc, 03min, RJ

Uma Aventura na Caatinga, de Laercio Ferreira Filho | Ani, 12min, PB

Meu Rio Vermelho, de Rafael Irineu Alves Lacerda | Doc, 20min, MT
Zoom, de Aristhotelis Tadeu Tiradentes | Fic, 11min, ES

Andar de Trem, de Duda Larson | Ani, 03min, SP
Berço das Águas, de Wesley Gondim | Doc, 17min, DF

Animais, de Guilherme Alvernaz | Ani, 12min, SP

 

Premiação

 

22h30 / Local: Praça José Gava

 

Show com Trio Maracá

23h / Local: Praça José Gava

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Acordo vai permitir fornecimento de água reciclada para uso industrial no Espírito Santo

A Vale e o consórcio Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-santense de