A qualidade e a eficiência do serviço prestado à população de Cachoeiro de Itapemirim são compromissos da BRK, concessionária responsável pelo saneamento no município. O trabalho inclui o monitoramento das 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município e a realização de análises laboratoriais para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação.
Somente em 2023, foram realizados aproximadamente 14 mil ensaios, que comprovaram a eficiência das etapas do processo de tratamento e o patamar de excelência atingido pelo efluente final lançado no corpo hídrico, com registro próximo de 99% de conformidade. As análises avaliam não só o atendimento às normas estabelecidas em lei e pelos órgãos reguladores e ambientais, como a eficiência da ETE e a sua operacionalidade, e a caracterização da amostra analisada em termos de contaminantes, frações orgânicas, nutrientes, entre outros.
O Supervisor da Qualidade da BRK em Cachoeiro, Flávio Carleti, explica que as amostras são coletadas durante as etapas de tratamento e no corpo receptor.
“A periodicidade é definida conforme plano de amostragem de cada ETE, considerando requisitos legais e fatores operacionais. São realizados ensaios diários, semanais, quinzenais, mensais, trimestrais e semestrais, que podem acontecer no próprio laboratório operacional, no laboratório de controle de qualidade, em laboratório terceirizado e até mesmo em campo”, detalha.