Para marcar o Outubro Rosa e conscientizar as funcionárias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, a BRK em Cachoeiro de Itapemirim promoveu uma roda de conversa com as profissionais no último dia 25 de outubro. Durante o evento, Daiana Máximo compartilhou com as mulheres presentes a sua experiência com o câncer de mama. Ela falou sobre a descoberta da doença, a importância do apoio familiar, a questão da hereditariedade e todas as etapas que marcaram o seu tratamento até a cura.
A técnica de enfermagem da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga, explica que para ajudar na compreensão do assunto e sensibilizar as funcionárias, foi apresentada uma mama feita de crochê com alguns nódulos. “Foi uma forma de mostrar na prática como seria uma mama acometida pelo tumor, facilitando a identificação do problema”, afirma. Para a analista de Projetos e Controle de Obras II, Jeniffer Lãn Carvalho, o evento foi enriquecedor.
“Reunir mulheres para presenciar um depoimento de luta e superação em relação ao câncer de mama é uma maneira poderosa de criar um ambiente de apoio e compreensão. Essas trocas não só proporcionam um espaço para diálogo e empatia, mas também fortalecem a comunidade interna da empresa”, opina.
Ela ressalta que a iniciativa da empresa é fundamental para desmistificar a doença. “Além disso, ajuda a quebrar tabus que podem impedir as pessoas de buscarem ajuda. Eventos assim incentivam a conversa e fazem com que mais pessoas entendam a importância de fazer os exames de rotina e cuidar da saúde”, finaliza Jeniffer.