Muitos cachoeirenses estão tentando entender o aumento considerável em suas tarifas de água no início deste ano em Cachoeiro de Itapemirim. Em alguns casos, o valor subiu quatro vezes comparado à média de 2024. O motivo da alteração passa pelo recadastramento dos imóveis feito pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento e tratamento de esgoto. A reportagem esteve na empresa neste mês para esclarecer a situação.
De acordo com o gerente comercial da BRK, Flávio Antônio Chagas Galindo Pimentel, o recadastramento acontece de 5 em 5 anos. No entanto, estava desde 2012 sem ocorrer no município.
A atuação dos cadastros teve início em 2022 e deve ser concluído em maio deste ano. Ao todo, são 76 mil imóveis, sendo 3.422 impactados até este fevereiro. Para finalizar o projeto, restam 14 imóveis. Em 25% dos casos, houve aumento da tarifa, por conta do consumo.
“O recadastramento vai depender muito do perfil de consumo do cliente. O que estamos aplicando na ponta é o que de fato o regulamento determina. Para vários clientes será um benefício porque as contas irão reduzir; pode ser que para outros haja a necessidade de uma redução, readequação para um consumo consciente”, disse Flávio.

Ele afirma que o regulamento permite que a empresa aplique imediatamente a modificação da tarifa, caso ocorra a mudança de faixa de consumo ou de categoria. “Mas, concedemos 30 dias para o cliente nos procurar. Nas cartas enviadas, além do esclarecimento, tem o QR Code que leva para tarifa”.
A BRK calcula a conta de água e esgoto com base na quantidade de metros cúbicos (m³) consumidos. Cada m³ equivale a 1.000 litros de água. O valor da conta varia de acordo com as faixas de consumo.
A primeira faixa de consumo (1R) tem o teto de 10 m³, cujo valor é de R$ 76,60, considerando a coleta de esgoto. De 11 a 20m³, o valor dobra; o que segue até às outras faixas (21-30m³, 31-40m³ e mais de 40m³). Esses exemplos são relacionados à categoria ‘Residencial’ (Confira as outras no final do texto).
Comunicado
Conforme Flávio Antônio Chagas , o comunicado aos proprietários de imóveis foi feito de forma direta, via carta e também através de agente da empresa.
“Um profissional vai até três vezes ao imóvel. Uma vez não atendido, ele fotografa as características do imóvel, do hidrômetro; esse material vai para um setor da empresa em São Paulo para conferência e auditoria interna. As cartas são entregues ao cliente depois da conta do mês e ele ainda tem 30 dias para quaisquer questionamentos”.
Segundo o gerente, neste levantamento, muitos casos de titularidade da conta foram resolvidos e também algumas famílias enviadas para a Tarifa Social, que garante 100% de gratuidade.
Atendimento
A empresa garantiu que melhorará o atendimento presencial realizando contratações, já que há dias de pico. “Inclusive, solicitamos que as pessoas utilizem também os nossos canais digitais”.
Tabela de tarifas