BRK explica impacto na tarifa com o recadastramento dos imóveis em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Muitos cachoeirenses estão tentando entender o aumento considerável em suas tarifas de água no início deste ano em Cachoeiro de Itapemirim. Em alguns casos, o valor subiu quatro vezes comparado à média de 2024. O motivo da alteração passa pelo recadastramento dos imóveis feito pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento e tratamento de esgoto. A reportagem esteve na empresa neste mês para esclarecer a situação.

De acordo com o gerente comercial da BRK, Flávio Antônio Chagas Galindo Pimentel, o recadastramento acontece de 5 em 5 anos. No entanto, estava desde 2012 sem ocorrer no município.

A atuação dos cadastros teve início em 2022 e deve ser concluído em maio deste ano. Ao todo, são 76 mil imóveis, sendo 3.422 impactados até este fevereiro. Para finalizar o projeto, restam 14 imóveis. Em 25% dos casos, houve aumento da tarifa, por conta do consumo.

“O recadastramento vai depender muito do perfil de consumo do cliente. O que estamos aplicando na ponta é o que de fato o regulamento determina. Para vários clientes será um benefício porque as contas irão reduzir; pode ser que para outros haja a necessidade de uma redução, readequação para um consumo consciente”, disse Flávio.

 

Flávio é gerente comercial da BRK Ambiental

 

Ele afirma que o regulamento permite que a empresa aplique imediatamente a modificação da tarifa, caso ocorra a mudança de faixa de consumo ou de categoria. “Mas, concedemos 30 dias para o cliente nos procurar. Nas cartas enviadas, além do esclarecimento, tem o QR Code que leva para tarifa”.

A BRK calcula a conta de água e esgoto com base na quantidade de metros cúbicos (m³) consumidos. Cada m³ equivale a 1.000 litros de água. O valor da conta varia de acordo com as faixas de consumo.

A primeira faixa de consumo (1R) tem o teto de 10 m³, cujo valor é de R$ 76,60, considerando a coleta de esgoto. De 11 a 20m³, o valor dobra; o que segue até às outras faixas (21-30m³, 31-40m³ e mais de 40m³). Esses exemplos são relacionados à categoria ‘Residencial’ (Confira as outras no final do texto).

Comunicado

Conforme Flávio Antônio Chagas , o comunicado aos proprietários de imóveis foi feito de forma direta, via carta e também através de agente da empresa.

“Um profissional vai até três vezes ao imóvel. Uma vez não atendido, ele fotografa as características do imóvel, do hidrômetro; esse material vai para um setor da empresa em São Paulo para conferência e auditoria interna. As cartas são entregues ao cliente depois da conta do mês e ele ainda tem 30 dias para quaisquer questionamentos”.

Segundo o gerente, neste levantamento, muitos casos de titularidade da conta foram resolvidos e também algumas famílias enviadas para a Tarifa Social, que garante 100% de gratuidade.

Atendimento

A empresa garantiu que melhorará o atendimento presencial realizando contratações, já que há dias de pico. “Inclusive, solicitamos que as pessoas utilizem também os nossos canais digitais”.

 

Tabela de tarifas

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Ferraço reúne engenheiros e arquitetos para projetos turísticos e urbanos em Cachoeiro

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, se reuniu