O município de Cachoeiro de Itapemirim vai ampliar a sua cobertura na área da saúde. Mais unidades de saúde serão construídas, inclusive através de parceria. Os investimentos no setor também incluem a valorização profissional e o fim da demanda reprimida para a oferta de alguns exames clínicos.
Entre as novas unidades, pode-se destacar a Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Ferroviários, mais precisamente no imóvel onde antes funcionava o Ciretran. O prédio foi cedido ao município pelo governo do Estado e a obra é realizada em parceria com a Faculdade Multivix.
A reportagem do Em Off Notícias esteve no local, que aguarda equipamentos e poucos detalhes para a sua inauguração.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após a finalização das obras, a estrutura irá incorporar os profissionais e os equipamentos das UBS dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha que, hoje, funcionam em imóveis alugados.
O local contará com quatro equipes de Estratégia em Saúde da Família formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, tornando-se referência em atendimento básico, também, para os moradores do Independência, Alto Independência, Ferroviários, Santa Helena e Ibitiquara.
Além disso, de acordo com a Semus, a nova UBS disponibilizará atendimento odontológico e sala de imunização. A unidade é classificada como de porte 4.
Unidade no Basiléia
O bairro Basiléia também será contemplada com uma nova unidade de saúde. Com cerca de 10 mil moradores, a Secretaria Municipal de Saúde identificou que havia deficiência no atendimento às famílias daquela região – situação que será solucionada com a UBS.
A unidade é construída na antiga sede da Associação de Moradores. Também serão contemplados com novas unidades de saúde os bairros Recanto, Parque Laranjeiras e Vila Rica.
Unidades de saúde recebem manutenção
A prefeitura realizou melhorias no imóvel que, atualmente, abriga a unidade de saúde do bairro Vila Rica. Entre as intervenções estão a troca de vasos sanitários, revisão da parte elétrica e construção de rampa de acessibilidade.
As UBS dos bairros Jardim Itapemirim e Soturno também receberam manutenções em suas estruturas. Já no interior, houve obras de reformas das unidades dos distritos de Itaoca e Córrego dos Monos.
No bairro Zumbi, está sendo construída uma nova UBS. De porte III, a unidade será a maior da região sul capixaba.
Agentes de saúde recebem o novo piso salarial
Os agentes comunitários de saúde de Cachoeiro de Itapemirim já recebem o pagamento do novo piso salarial nacional da categoria. A lei foi sancionada em julho de 2022, quando assegurou o piso de dois salários mínimos.
Rede Municipal de Saúde estruturada
A prefeitura adquiriu 10 ambulâncias para atender a região urbana e também a rural. A Policlínica Municipal ‘Bolívar de Abreu’ recebeu uma Cabine de Segurança Biológica, utilizado na realização de exames de baciloscopia e análise de escarro para diagnóstico de tuberculose e de outras doenças infectocontagiosas, o local, assim como a Casa Rosa, recebeu um novo aparelho de ultrassom.
A Policlínica Municipal ‘Bolívar de Abreu’ conta com mais de 50 médicos especialistas – resultado do aumento no número de profissionais. Inclusive, essa majoração nas equipes ocorreu durante a pandemia da Covid-19 e também na ameaça real do H3N2, época em que, em diversas situações, havia equipes de oito pessoas atendendo a população.
Além disso, toda a ‘Atenção Primária’ conta com fibra ótica e computadores para atuar com prontuário eletrônico.
Exames
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o foco na oferta de exames de mamografia e ultrassonografia, praticamente, pôs fim à fila de espera que havia no município.