Cachoeiro comemora mês da Consciência Negra

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
casaca

As atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra já estão acontecendo em Cachoeiro. A programação, desenvolvida pela Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), teve início na noite da última sexta-feira (11), com a exibição do filme “Medida Provisória”, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado no bairro Rubem Braga.

O objetivo foi realizar, por meio da obra, uma reflexão sobre o racismo e fortalecer o debate sobre igualdade racial, principalmente, entre os jovens.

Na manhã da última terça-feira (15), o Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê Axé Opô Elemoso, localizado no bairro Novo Parque, recebeu o Encontro Regional dos Povos de Terreiro.

Participaram entidades religiosas, gestores públicos que atuam na área dos Direitos Humanos e representantes das casas de Axé e Terreiros de Cachoeiro, Guaçuí e Vitória.

De acordo com a organização, o intuito do evento foi reforçar os laços entre as comunidades afro do estado, em uma confraternização social e cultural. Na ocasião, esteve presente a Ialorixá Mãe Márcia Marçal, do Rio de Janeiro, que participou de uma roda de conversa.

No mesmo dia, à noite, outra sessão de filme foi realizada, dessa vez, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba. Os moradores da região tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Vidas Quilombolas – Orgulho, história e cultura”.

Mais atividades nesta semana

As atividades do Mês da Consciência Negra continuam neste fim de semana. Nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal de Cachoeiro (Centro) sobre temas alusivos ao Novembro Negro, com participação de representantes do poder público e do movimento negro.

No domingo (20), data que marca o Dia da Consciência Negra, as atividades serão concentradas na comunidade Quilombola de Monte Alegre, com uma missa afro a partir das 10h. À noite, acontecerão os tradicionais festejos, com homenagem ao quilombola do ano.

Wakanda

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 9h, na Praça de Fátima (avenida Beira Rio), acontecerá o evento Wakanda Cachoeiro, com diversas atrações ao público, como exposição de artesanatos, foodtruck, oficinas, sarau, apresentações culturais, rodas de conversa, shows e brinquedos para crianças com a área “Wakanda Kids”.

Programação Wakanda Cachoeiro (25 de novembro)

9h – Abertura das barracas de artesanatos e praça de alimentação.

9h – Abertura do espaço Kids- Atração de mágica com o Tio Beleza.

10h – Oficina de Tranças Nagô com a Profissional AfroEmpreendedora Trancista Rosiane Moreira (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

13h – Atração de mágica com o Tio beleza para as crianças.

15h – Oficina de Maquiagem com a Profissional Raquel Veridiano (Devera ser realizado inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

16h – Palestra interativa sobre “Racismo Institucional” ministrada pela Coordenadora Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as mulheres de Cachoeiro de Itapemirim Fayda Belo.

17h – Abertura Oficial do evento com autoridades.

17h30 – Apresentação Cultural com Centro Regional da Juventude (CRJ).

18h – Entrega das Homenagens “Troféu Consciência Negra”.

19h – Palco Livre “para você ser, estar e apresentar” (Deverá ser feito inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

20h – Show de Samba com o Grupo “Dim Dim do Cavaco”.

Programação Wakanda Cachoeiro (26 de novembro)

8h – Celebração “Todos Pelo fim da Intolerância Religiosa”.

9h – Abertura das barracas, praça de alimentação e do Espaço Kids.

10h – Apresentação de Caxambu da “Velha Rita”.

10h30 – Roda de Conversa com tema, Juventude Negra: “Direitos, Exclusões e Violências”, para compor a mesa, estão convidadas as Profissionais Gabriela Verediano e Viviane Lupim (Idelizadoras do projeto DescolonizeEduca), a Profissional Beatriz Fraga Professora de literatura e Luciene Francino mestre em história e membra da Academia Cachoeirense de Letras.

14h – Apresentação Cultural Escola de Capoeira Agogô de N’Zamb.;

15h – Show com o Grupo de Chorinho “Pó de Mico” na praça de alimentação.

16h30 – Apresentação cultural Bate Flecha com o Grupo “Mártir São Sebastião”.

17h30 – Desfile Rei e Rainha Wakanda (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

19h – Roda de Samba/ Pagode com o Grupo “Nó na Madeira”.

21h – Encerramento com Show nacional com a Banda Casaca.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova