Haverá seis equipes de enfermeiros e agentes comunitários de saúde atuando na testagem de pacientes já monitorados pela Semus e nas atividades de sensibilização e orientação. Um carro de som percorrerá os bairros, contribuindo para disseminar informações aos moradores a respeito da pandemia e do trabalho das equipes.
A escolha pela realização da atividade em Jardim Itapemirim e Agostinho Simonato se deve ao elevado número de pacientes de Covid-19 nesses bairros e ao rastreamento de casos pela Vigilância Epidemiológica. Uma primeira ação de busca ativa de pessoas de Cachoeiro que podem estar infectadas com o novo coronavírus foi realizada em maio.
O trabalho é complementar ao inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que visa uma estimativa do grau de propagação da infecção no Espírito Santo – duas etapas já foram realizadas em Cachoeiro.
“Esse trabalho nos permite mapear, com mais precisão, a propagação do vírus em Cachoeiro, algo essencial para a tomada de decisões relacionadas à pandemia e contribui para ampliar as atividades educativas nos bairros”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
“O poder público está fazendo todo o possível para identificar novos casos, prestar atendimento e aplicar as medidas sanitárias. Mas o combate à pandemia é um dever de todos”, reforça o prefeito Victor Coelho.