Dando continuidade ao cronograma de verificação de radares nas rodovias capixabas, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado no Inmetro, fará a verificação de seis radares instalados na BR 393, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Muqui; e um radar instalado na Rodovia ES 130, em Nova Venécia.
As verificações em Cachoeiro e Muqui serão feitas entre 10h30 e 14h, no dia 1º de fevereiro. Os radares a serem verificados estão instalados entre os Km 0 e 27,1 da BR 393. Já a verificação em Nova Venécia será no dia 6 de fevereiro, às 9 da manhã, no radar do km 117,1 da ES 130.
A verificação leva de 20 minutos a 1 hora. A ação envolve fiscais do Ipem-ES, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem de pedestres e veículos na via.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada, o que pode ocorrer poucas horas do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo radar. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada, para corrigir o erro.
Para aplicação de multas, em caso de excesso de velocidade, o equipamento necessariamente deve estar verificado pelo Instituto.
Cláudia Lemos, diretora-geral do Ipem-ES, informa que a verificação de radares é uma atividade rotineira, sendo realizada a partir da solicitação das operadoras, que devem informar os equipamentos que estão aptos a passarem pela verificação.
“Se forem aprovados na verificação, esses radares já estarão aptos para entrar em funcionamento, garantindo mais segurança nas estradas, sobretudo nessa época em que as viagens aumentam e recebemos tantos turistas”, destacou a diretora-geral.
As validades das verificações de radares realizadas pelo Ipem-ES podem ser consultadas no site www.ipem.es.gov.br, na aba de Serviços, ícone “VALIDADE DA VERIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS”.
Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
Quaisquer denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, no telefone 0800 039 1112 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.es.gov.br.