Dois projetos de lei, que criam rotas turísticas, devem ser votados na sessão ordinária desta terça-feira (3) na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 14h. Uma é a da ‘Pedra do Itabira’ e a outra da ‘Pedra da Penha’, em Alto São Vicente.
As matérias são de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Brás Zagotto (Podemos). Segundo ele, o objetivo é “promover o desenvolvimento sustentável do turismo neste município através do efetivo reconhecimento desses locais como uma rotas turísticas”.
Em relação à pedra do Itabira, que possui cerca de 400 metros de altura, Brás destaca a prática de esportes no loca, como o alpinismo, e também as trilhas.
Na pedra da Penha, ele sublinha a trilha que leva ao pé da pedra, no qual possui um altar com a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo. No topo da pedra, anualmente, é realizada missa em homenagem ao dia da santa.
Vídeo: missa é celebrada no topo da Pedra da Penha em Cachoeiro
Com a criação das rotas, aliada à sua estruturação e gestão, torna-se possível o apoio de programas oficiais voltados ao fortalecimento da regionalização do turismo, de acordo com o vereador. Até mesmo a iniciativa privada também pode colaborar com os atrativos turísticos.