Equipes da prefeitura vão levar ao centro de Cachoeiro uma série de atividades neste sábado (7), Dia Mundial da Saúde. A programação do “Saúde na Praça” inclui conscientização sobre a importância do exercício físico e contra o uso de drogas, coleta de material para exames e divulgação do atendimento público voltado ao tratamento de doenças relacionadas ao trabalho.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vão promover atendimentos diversos na praça Jerônimo Monteiro, das 8h ao meio-dia, com ajuda de entidades e instituições, entre elas o Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas (Comsod).
É a oportunidade para o cachoeirense verificar indicadores como glicemia e pressão arterial e colocar em dia o cartão de vacina. A Semus vai aplicar as doses e disponibilizar cartões para o caso de usuários que tenham perdido o documento e queiram iniciar melhor acompanhamento.
Outra parceria durante a programação neste sábado (7) é com o Centro Universitário São Camilo, que participa com acadêmicos de Psicologia e de Enfermagem. Entre as novidades do evento estão aulão de zumba e mostra com peças do artesanato da região.
Palestras com os profissionais do Caps-AD, que é o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas, vão orientar sobre o perigo das drogas para a saúde física e mental. O bazar coordenado pela unidade também ficará disponível aos visitantes.
O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) fica responsável pelos exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e encaminhar o tratamento. A saúde laboral terá atendimentos e orientações com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Na divulgação do “Saúde na Praça”, a cor verde tem predominado, em alusão ao Abril Verde, campanha em prol dos métodos para segurança no trabalho.
“Estamos preparando atividades que ajudem o cidadão a se conscientizar mais sobre cuidados já divulgados amplamente, mas que, por motivos diversos, demoram a ser colocados em prática. A prevenção é o melhor modo de evitar doenças que colocam em risco o indivíduo e pessoas próximas”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.