Cachoeiro recebeu 1.475 doses da Coranavac, sendo 1.245 direcionadas a profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia; 130 a pessoas com 60 anos ou mais que se encontram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 100 a funcionários das ILPIs. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, um novo lote será enviado, posteriormente, para que os vacinados recebam a segunda dose.
O plano de vacinação do município prevê que a aplicação das doses, nesta fase, aconteça nas próprias ILPIs e nos hospitais e estabelecimentos de saúde que são referências para atendimento a casos de Covid-19 – as instituições já foram contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para programar a vacinação, que deverá ser iniciada nesta quarta-feira (20).
Em fases posteriores da campanha, o município disponibilizará 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização.
O plano de vacinação municipal também prevê estratégias como busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e unidades do Programa Saúde na Hora.
“A chegada da vacina representa um passo efetivo para vencermos a pandemia. Mas é sempre bom frisar: devemos continuar usando máscara, fazendo a higiene das mãos, mantendo o distanciamento social e todas as demais medidas sanitárias. Precisamos de todos nesta luta contra a Covid-19, não apenas do poder público” destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
“O início da vacinação contra Covid-19 em Cachoeiro nos enche de esperança por dias melhores. Temos um planejamento definido e estamos preparados para seguir com a campanha, sem nunca descuidar das demais medidas sanitárias, que continuam valendo”, reforça o prefeito Victor Coelho.