Cachoeiro terá Centro de Referência da Juventude em área de risco social

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Na manhã desta sexta (26), o prefeito Victor Coelho recebeu a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, no Palácio Bernadino Monteiro, para reunião na qual foi apresentado projeto para a implantação de um novo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) na cidade.

Na ocasião, Nara Borgo explicou os objetivos do projeto, que integra o Programa Estado Presente, sendo a principal ação do Eixo de Proteção Social.

“Com o intuito de ampliar a garantia dos direitos dos jovens e de diminuir os índices de criminalidade sofridos e cometidos por eles, o CRJ ofertará diversos serviços, que incluem o acompanhamento integral de jovens para construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo”, ressaltou.

Cachoeiro possui um Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça de Fátima, Centro. No entanto, o novo espaço – que será montado com a parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – será implantado em área de vulnerabilidade social. Alguns locais já estão sendo avaliados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

O novo CRJ reunirá, num só espaço, diversos serviços como, laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico culturais e esportivos, vivências extra-território, passagens interestaduais, dentre outros. De acordo com a Secretaria Estadual Direitos Humanos (SEDH), a previsão é que o CRJ esteja em funcionamento até o fim de 2021.

“Cachoeiro é um parceiro estratégico do Governo Estadual e é importante que um projeto que dialoga com a juventude, esteja presente numa cidade como esta. O que desejamos é gerar oportunidades aos jovens, que possam promover crescimento cultural e social, e que contribuam para qualidade de vida e segurança da sociedade”, expressou o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc.

Presente na reunião, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, salienta que a implementação dessas políticas públicas elevará a qualidade de vida dos jovens de Cachoeiro. “Este projeto leva os serviços públicos para perto das pessoas que precisam, ou seja, os jovens poderão ter mais acesso a ações culturais e sociais. Desse modo, terão a oportunidade de mudar a realidade de vida deles mesmos e da comunidade em que vivem”, completa.

“Nós acreditamos que, com essa parceria, o que temos sonhado para a juventude de Cachoeiro poderá alcançar proporções maiores. Estamos felizes com o planejamento que foi traçado e acreditamos que essas políticas públicas mudarão a vida dos adolescentes e jovens da nossa cidade para melhor”, reforça o prefeito Victor Coelho.

Também participaram da reunião as secretárias municipais de Esporte Lazer e Qualidade de Vida e de Cultura e Turismo, Lilian Siqueira e Fernanda Martins, e representantes da Semdes e da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb).

Ainda nesta sexta, a equipe do Governo do Estado, que conta também com representantes da Gerência de Políticas para as Juventudes e Assessoria Especial, reuniu-se com coletivos juvenis de Cachoeiro para apresentar o projeto, estreitar diálogo e esclarecer dúvidas. O encontro aconteceu na sede da Semdes.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas