Quem mora em Cachoeiro passa a contar neste mês com um serviço complementar da prefeitura em saúde pública, e itinerante. Trata-se de um ônibus totalmente equipado para levar atendimento a comunidades e a pessoas em situação de rua.
O veículo já pertencia ao município, que promoveu os reparos necessários e o aparelhou para receber os profissionais e pacientes. Serão disponibilizados clínico geral, enfermeiros e dentista, em serviços como coleta de preventivo, consulta e exame. Os reparos foram coordenados em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lança o projeto nesta quarta-feira (22), às 17h, na praça Jerônimo Monteiro, ao lado da sede do executivo, com participação do prefeito Victor Coelho. Na primeira fase do projeto, a visita a comunidades é semanal e ocorre nas localidades de São Joaquim e São João da Lancha, das 7h às 16h.
Quinzenalmente, o ônibus estará nas proximidades do Museu Ferroviário (antiga estação), na Linha Vermelha, sempre das 18h às 20h, para atender pessoas que moram na rua. Essa proposta é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Na parte de exames, há os testes rápidos para detectar possível caso de doença sexualmente transmissível, como as hepatites B e C, a sífilis e a aids, aferição de pressão arterial e de glicemia e a antropometria, que tira medidas do paciente para registro e acompanhamento.
“Com esse novo serviço itinerante, nossas equipes terão a oportunidade de levar aos moradores mais qualidade de vida, principalmente, àquela parte da população que, pelo distanciamento social ou geográfico, acaba tendo menos acesso aos atendimentos. Ao mesmo tempo em que fornece as ações, em tratamento e prevenção, o ônibus leva a conscientização, sobre a importância de se cuidar de modo mais contínuo”, avalia a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.