A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai contratar empresa para realizar a manutenção e a implantação de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares no trânsito. O investimento tem como teto R$ 3.993.682,91, cujo valor final será menor devido à concorrência entre as participantes da licitação que acontecerá no dia 9 de agosto.
A empresa vencedora ficará responsável pelo fornecimento de materiais, dispositivos auxiliares e mão de obra. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses e os recursos para pagar o serviço serão do Fundo Municipal de Trânsito.
De acordo com a prefeitura, atualmente, a Subsecretaria de Trânsito, ligada à Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), opera a sinalização semafórica com apenas 11 pessoas divididas em equipes, com atividades de segunda a quinta, e usando equipamentos já com grande obsolência, datando de 1994 (máquina menor) e 2004 (máquina maior), sendo que ambas as máquinas requerem manutenções periódicas e já apresentam desgaste sensíveis de suas estruturas básicas.
“Existe estoque mínimo de materiais, mas em situação de estocagem que não permite uma durabilidade maior dos insumos. Realiza aquisição de placas por tipo específicos e dispositivos auxiliares por demanda prevista. Não consegue hoje atender demandas de sinalização vertical de placas inexistentes em estoque”, alega a administração pública municipal.