Cachoeiro vai ter Instituto do Câncer

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
5E991A01-1B38-4ABC-8752-51CFEC88E982

Aumentar a possibilidade de cura do câncer. Esta é a realidade que se desenha para o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) após a confirmação da destinação de R$ 31 milhões para a implantação do Instituto do Câncer. A verba é oriunda de emenda impositiva aprovada pela bancada federal junto ao Orçamento 2019 da União.

O gerente de projetos do Heci, Jathir Moreira, participou da reunião com os parlamentares capixabas em Brasília na terça-feira (16), quando a indicação feita pela deputada Norma Ayub (DEM) teve a anuência por unanimidade.

“Todos os deputados, sem nenhuma exceção, reconheceram a importância do nosso pleito e possibilitaram que o Hospital Evangélico possa continuar, com mais equipamentos e tecnologia, salvando vidas. Só temos a agradecer”, disse.

Atualmente, segundo Jathir, há uma média de 600 mil casos novos de câncer por ano no Brasil; 13% das mortes é por causa dessa doença. Em Cachoeiro, o Heci está no seu limite máximo para atendimento.

“Com esses recursos, o hospital deverá ampliar ou construir uma nova unidade exclusiva para atendimento ao paciente  com problemas oncológico. O objetivo é realizar todo o processo de tratamento começando na consulta, exames, tratamento e cirurgia, se for o caso”, anuncia Moreira. 

“Com os novos equipamentos e tecnologia, consegue-se diagnosticar mais cedo o câncer, aumentando a possibilidade de cura e a qualidade de vida do paciente oncológico. Isso possibilitará, inclusive, que o sul do estado esteja preparado para cumprir o Art 2 da lei 12732 de 22/11/12”.

O referido artigo diz que o paciente com neoplasia maligna receberá, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), todos os tratamentos necessários e estabelece um prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo para se submeter ao primeiro tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) com a realização de terapia cirúrgica ou radioterapia ou quimioterapia, conforme a necessidade terapêutica que o caso requer.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova