Câmara abre processo disciplinar que pode resultar até em cassação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Foto: Em Off Notícias, Agência e Produtora

O vereador Léo Camargo (PL) é alvo de processo disciplinar aberto pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, após parecer protocolizado pela Corregedoria da Casa de Leis. O motivo foi a sua afirmação, feita em entrevista no dia 14 de março, de que vereadores foram beneficiados com cargos criados pela prefeitura com a finalidade de “compra de votos”.

Com exclusividade, o Em Off Notícias publicou a apuração da Corregedoria diante do caso no último dia 14. O setor iniciou o procedimento após denúncia feita pelo vereador Alexandre de Itaoca (PSB) solicitando a abertura de inquérito diante da fala do edil Léo Camargo.

 

A denúncia feita pelo vereador Léo Camargo será apurada no processo disciplinar

 

“Eu não posso ver 92 cargos sendo criados para dar para políticos, para comprar votos, aliás, 97 para dar somente para vereadores. Porque os vereadores lá abocanharam um ‘cado’ dessas vagas. Eu não posso ficar omisso, não posso ser conivente”, disse Camargo na ocasião da entrevista.

“Regimentalmente, o presidente tem três sessões para abrir a comissão, que vai avaliar qual punição irá apresentar diante dos fatos apresentados”, explicou o corregedor Marcelinho Fávero (PL). Após a definição da penalidade – que pode chegar até à cassação de mandato -, a efetivação será apreciada pelo plenário.

A comissão, que vai apurar a denúncia, será composta por três vereadores. “Os vereadores Adriano Pereira Veridiano e o vereador Sebastião Ary Correia devem estar impedidos de colocar seus nomes à disposição para fazer parte da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que será formada, haja vista que estavam presentes junto ao vereador Leonardo Cleiton Camargo no podcast em que este fez a séria acusação”, consta no parecer da Corregedoria.

A reportagem fez contato com o vereador Léo Camargo, por meio de aplicativo de aparelho celular, e ele informou que não poderia falar sobre o assunto no momento, por estar na igreja.

 

Decoro parlamentar

Decoro parlamentar é o comportamento moral e exemplar que é esperado dos representantes políticos eleitos. Um parlamentar deve ter uma conduta digna, agir com princípios éticos e de acordo com a moralidade.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova