Os vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim a contratar financiamento de R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A matéria foi aprovada por 14 votos, contra dois.
A matéria precisou de autorização do plenário para entrar na pauta de votação (14 x 3 votos), uma vez que foi protocolizada na Casa no dia 28 de novembro – por isso, não havia o parecer de todas as comissões permanentes pertinentes.
A inclusão na pauta causou muito debate. O líder do governo na Câmara, vereador Delandi Macedo (PSC), ressaltou que o município poderia perder a oportunidade de contratar o crédito junto à Caixa caso não demonstrasse interesse em o fazer.
Após consulta, Delandi informou que o financiamento tem juros flutuante de 9,40%, por ano. A vereadora Renata Fiório (PSD) questionou a ausência dos projetos das obras que a prefeitura pretende executar após adquirir os R$ 150 milhões.
A prefeitura irá começar a pagar as mensalidades 24 meses após contratar; o produto com parcela mais longa é 192 vezes.
Outro que se opôs foi o edil Higner Mansur, do mesmo partido do prefeito Victor Coelho (PSB). De acordo com o socialista, o plenário não tem soberania diante dos prazos regimentais das comissões permanentes – portanto, para ele, a matéria não poderia ser incluída na pauta sem o parecer de todas as comissões.