Em comemoração ao Dia internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Cachoeiro preparou uma programação para conscientizar, empoderar e incentivar a participação feminina na política e na defesa dos seus direitos. Serão três dias de evento, aberto ao público, que terá palestras, sorteios e ações sociais de cuidado e embelezamento voltadas ao público feminino.
O vereador Arildo Boleba (PDT), Ouvidor da Mulher na Câmara pelo biênio 2023/2024, falou sobre o papel da ouvidoria da Casa de Leis.
“O principal papel da Ouvidoria é escutar e orientar as mulheres e meninas, não só em relação a violências e abusos, mas também sobre seus direitos, empreendedorismo feminino e outros temas. Por isso pretendemos, ao longo do mandato, trabalhar também na conscientização e empoderamento destas mulheres, e já iniciamos com boas expectativas para este evento”, disse.
“É um enorme prazer ser o Ouvidor da Mulher desta Casa de Leis, mas a vivência feminina não é meu lugar de fala. Então agradeço imensamente a estas cachoeirenses brilhantes, que aceitaram nosso convite de partilhar seus saberes; e convido a todos a vir prestigiá-las”.
Programação
Na sessão ordinária desta terça (7), a convidada que abrirá o evento é a feminista e ativista cachoeirense Marilene Depes, com palestra sobre o tema “A evolução das lutas femininas no decorrer das décadas”. A sessão começa, excepcionalmente nesta semana, às 16h, e será transmitida pelo canal da Câmara no Youtube.
Na quarta (8), a abertura oficial do Dia Internacional da Mulher será às 10h, com um momento de oração conduzido pela Ouvidoria, e, em seguida, às 10h30, a palestra “A violência que nos atravessa no século XXI” ministrada pela coordenadora da União Cachoeirense de Mulheres, a jornalista Anete Lacerda. O momento da manhã termina com entrega de homenagens à Marilene e Anete e coffee break.
À tarde, a partir das 14h, a psicóloga Iza Karla Reis falará sobre “A importância da saúde mental das mulheres”. Às 14h40, a palestra “A participação da mulher na política” será com a feminista e assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Elizângela Altoé. Coffee break e entrega de homenagens às duas palestrantes encerram a programação do dia.
Já na quinta (9), a partir das 11h30, também no plenário da Câmara, as mulheres poderão usufruir de ação social com vários serviços: corte de cabelo, sobrancelha e massagem facial oferecidos pelo Instituto Embelezze, momento Mary Kay com Aline Rainha, aferição de pressão e glicose e aula de defesa pessoal.