A primeira vereadora de Cachoeiro de Itapemirim, Leonilda Gava Barros, mais conhecida como dona Nega, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal na noite de quarta (18). Ela dá nome à Ouvidoria da Mulher, que funcionará no Espaço Cidadão, no térreo do prédio do legislativo municipal.
“Tive o privilégio de, aos 83 anos, receber esta homenagem dos vereadores de Cachoeiro. Geralmente, isso ocorre de forma póstuma. Estou muito feliz”, disse a dona Nega, que ocupou cadeira na Casa de Leis de 1989 a 1992, junto com Almir Forte, que nomeia o Plenarinho do local.
Leonilda participou da elaboração da Lei Orgânica do Município. “Lembro também do projeto que desenvolvemos sobre o aleitamento materno, foi de grande importância para a cidade. Na Câmara, aprendemos o amor ao próximo”.
Diante dos trabalhos na Escola do Legislativo, que também funcionará no Espaço Cidadão, ela se colocou à disposição para colaborar voluntariamente. “Se eu fosse mais nova, Silvinho (vereador Silvio Coelho) não seria candidato. Fora isso, farei campanha para haver mais mulher vereadoras”, brincou, por ter também ser do distrito de Conduru.