Câmara levanta custos para deixar o prédio acessível

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Investir em obra de acessibilidade, alugar novo imóvel ou construir nova sede. Essas são três possibilidades a serem estudadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim a partir da conclusão do levantamento do custo total para dotar o prédio do legislativo municipal de acessibilidade.

Assim como toda construção antiga, as reformas pontuais feitas no edifício Comendador Juarez Tavares Mata acabam adquirindo também a finalidade de apontar outras avarias. Em 2017, por exemplo, gastou-se R$ 165.802,48 com a pintura, recuperação do reboco, colocação de tubulações para escoamento, troca dos painéis metálicos e proteção dos novos aparelhos de ar condicionado.

Para garantir a acessibilidade, será necessária a confecção de cinco projetos – dentre eles, elétrico e hidráulico – que serão somados ao preço da obra. Pensa-se na instalação de elevador externo que dará acesso ao primeiro pavimento; no entanto, o atual ascensor interno cria dificuldades para os cadeirantes. A adaptação completa envolve pontos diversos e, imagina-se, que o valor será significativo.

Aluguel de novo imóvel, na área central, tem a sua dificuldade peculiar: não há, pelo menos ‘à vista’ dos vereadores, local adequado e com acessibilidade para abrigar a Câmara. Já a construção de nova sede esbarra no risco real da descontinuidade, considerando que tal empreitada não se concluiria em tempo inferior a 10 anos.

A acessibilidade é um direito de todos, portanto um dever também da Câmara Municipal, que é a ‘casa do povo’. Como tudo tem seu preço, em breve a população terá ciência desta cifra e da decisão da Mesa Diretora.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas