Candidatos com nome na lista do TCU tiveram auxílio bloqueado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Todos os candidatos que constam na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) tiveram o auxílio emergencial bloqueado por recebimento indevido. A razão é o fato de possuírem posse ou propriedade de bens ou direitos de valor acima de R$ 300 mil, em 31 de dezembro de 2019 – o que contraria a regra do programa. Há casos em que o patrimônio declarado do candidato supera R$ 1 milhão (ver lista).

A deliberação do cancelamento de todos os benefícios detectados pelo TCU foi feita pelo Ministério da Cidadania, sem prejuízo da possibilidade dos beneficiários contestarem nos canais adequados. A única exceção, segundo o TCU, refere-se a benefício concedido judicialmente.

Ainda assim, o tribunal alerta que os resultados são apenas indícios de renda incompatível com o auxílio; há risco de erro de preenchimento pelo candidato; risco de fraudes estruturados com dados de terceiros.

Além disso, só o Ministério da Cidadania pode confirmar se o pagamento é indevido; apenas o Tribunal Superior Eleitoral pode confirmar eventuais crimes eleitorais.

Confira abaixo a lista, que traz o nome do município, cargo disputado, nome do político, CPF, patrimônio declarado, tipo de auxílio e regra aplicável, momento do bloqueio e a forma de inclusão ao benefício.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas