Político experiente, o atual vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) é um dos nomes apontados para disputar a eleição para o governo do Estado. É certo que outros nomes da base do governador Renato Casagrande (PSB) também se articulam para sucedê-lo.
No entanto, Ricardo conta com um reforço paternal nesta empreitada: o prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), que completa, neste dia 28, 87 anos.
Com 57 anos anos de atuação na política, acumulando diversos mandatos – o quinto como prefeito de Cachoeiro, Ferraço tem de sobra a habilidade para formar grupos em direção a um objetivo.
E não há dúvidas que a sua prioridade, desde já – além de administrar o desenvolvimento cachoeirense -, é a eleição de seu filho ao governo estadual.
Liderando o município pólo do sul estado, Theodorico poderá articular junto aos prefeitos vizinhos uma frente em apoio a Ricardo, mesclando pautas de desenvolvimento regional – afinal, o tema é a pasta liderada pelo filho na administração pública estadual.
O fato de ter eleições de 2 em 2 anos no Brasil, não há férias nas articulações políticas. 2026 iniciou quando as urnas foram abertas no último outubro. Tem mais ‘político grande’ no páreo. Sem dúvida, Ferraço terá que ser, mais do que nunca, ‘manso como uma pomba e prudente como a serpente’.