Após nove meses de reforma, a Casa da Memória volta a funcionar em Cachoeiro de Itapemirim. Junto à ela, também reabre a Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, cujo acervo conta com 15 mil livros. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (26).
A obra consistiu na substituição de telhas, reposição de forro, repintura da parte externa e do interior do prédio e colocação de novas instalações elétricas. Os mobiliários – mesas, cadeiras e a estantes expositoras das obras – também passaram por manutenção.
A cerimônia teve a apresentação da Banda Lyra de Ouro, contação de história com a atriz Brenda Perim e números artísticos de encerramento de mais uma etapa do projeto Novos Talentos, desenvolvido pela Semcult, por meio do qual são ofertadas oficinas gratuitas de violão e canto e coral, dentre outras.
Biblioteca
“Quando assumi, recebi demanda a respeito do fechamento de uma biblioteca particular. Não tínhamos o que fazer neste caso. Mas, hoje, contamos com três bibliotecas públicas e vamos inaugurar mais uma”, disse a secretária de Cultura, Fernanda Maria Merchid.
Ela se refere à reabertura da Major Walter dos Santos Paiva; da ‘Professor José Barros’, em Itaóca; ‘Beatriz Oliveira dos Santos’, no bairro Paraíso; e da ‘Roney Moraes’, no bairro Ruy Pinto Bandeira.
Instituto
O Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim também funcionará na Casa da Memória. O órgão estava com as atividades paralisadas desde 2007.
Academia
“A Academia Cachoeirense de Letras tem 57 anos de existência e sempre ‘pulou de galho em galho’. Agora, temos lugar próprio, que tem tudo a ver com a academia”, disse a presidente da academia Marilene Depes, que é a Cachoeirense Presente deste ano.
“Estamos em ambiente familiar, consigo passar para a equipe que precisamos cuidar das pessoas. E são ações simples que mudam as pessoas: canteiros bem cuidados, calçadas cidadãs, entre outras. Também preservamos a memória da cidade: filhos e netos irão ver, no futuro, as homenagens feitas, como para o Hermogenio Lucas, que recebeu a comenda Rubem Braga”; disse o prefeito Victor Coelho, que entregou a honraria ao mais conhecido como Neném Doido. “Há muitas pessoas simples que precisam de nossas homenagens”.