Implantado em maio, o agendamento online para atendimento na Casa do Cidadão, em Cachoeiro, apresenta resultados positivos. Responsável pela emissão da carteira de identidade no município, o órgão conseguiu dar fim às filas de espera por senhas e ampliou o número de pessoas atendidas diariamente.
De acordo com a Dataci, autarquia municipal responsável pela implantação e manutenção do sistema, nesses três meses foram feitos 4,6 mil agendamentos.
“Melhorou bastante, tanto para o cidadão, que não precisa mais ficar na fila, esperando por senha, quanto para nossa equipe, que tem uma rotina de trabalho muito melhor. É um sistema novo ainda, e a tendência é melhorar ainda mais com a experiência acumulada”, destaca Juliano Ramos, gerente da Casa do Cidadão.
Antes do sistema, eram distribuídas, no máximo, 40 senhas para atendimento convencional e 20 preferenciais (gestantes, idosos e pessoas com deficiência), diariamente. Atualmente, são 70 atendimentos convencionais por dia, todos marcados pela internet. Os atendimentos preferenciais não precisam ser agendados previamente e não têm limitação específica.
Atualmente com sede na avenida Beira Rio, anexa ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Casa do Cidadão funciona por meio de parceria entre o município e o governo estadual. Usuários que não tiverem acesso a internet móvel ou fixa contam com suporte da equipe para agendar, no local.
Passo a passo do agendamento
O site do agendamento é o agendamento.cachoeiro.es.gov.
Na terceira e última etapa, o usuário deve escolher data e horário disponíveis no sistema e preencher os dados pessoais.