Ainda não há data definida, mas o momento é este segundo semestre de 2019. O governador Renato Casagrande e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, ambos do PSB, estariam, segundo fonte, alinhando e definindo quais serão os investimentos no município que receberão suporte dos cofres públicos estaduais.
Os empreendimentos que estão na pauta das duas lideranças ainda não são conhecidos. Sabe-se que a prefeitura tem o interesse em obras estruturantes, tais como a avenida Universitária, que ligará a ‘Mauro Miranda Madureira’ à ES 482; a construção da ponte entre os bairros Valão e Rubem Braga.
As obras citadas acima estão, inicialmente, vinculadas ao empréstimo e R$ 105 milhões que a administração local pretende contratar junto ao Banco do Brasil. No entanto, esta operação depende antes de aprovação da Câmara Municipal, que aprecia o projeto de lei em suas comissões permanentes.
De um lado ou de outro, é possível que essas intervenções tenham início somente em 2020, a considerar o tempo burocrático das licitações. Por ser ano eleitoral o seguinte, é importante que haja o início de obras ainda neste ano, até mesmo para somar com as inúmeras ações que acontecem com recursos próprios e via convênios com a União.
Segundo a fonte deste colunista, é uma coisa é certa: Casagrande está disposto a contribuir com Cachoeiro de Itapemirim – tanto pela importância do município para o sul do estado, quanto pelo fortalecimento do governo socialista.