Censo aponta crescimento de trabalhadores rurais no estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 divulgados pelo IBGE indicam a redução do número de pessoas no campo no Brasil em cerca de 1,5 milhão de pessoas e o aumento no número de máquinas, em relação ao Censo de 2006. Entretanto, no Espírito Santo houve um crescimento no número de trabalhadores rurais e de máquinas agrícolas. No estado, tivemos um crescimento de aproximadamente 40 mil novos postos de trabalho, no período.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) afirma que o Censo revela a força agropecuária do Espírito Santo. “O nosso estado tem um grande potencial agrícola que precisa ser cada vez mais estimulado, com pesquisa, assistência técnica e extensão rural para que possamos gerar cada vez mais oportunidades de emprego e renda no campo”.

Para garantir a realização do Censo, por mais de uma vez adiado, Evair chegou a apresentar uma indicação (INC 2221/2016), sugerindo a realização do estudo. “A publicação do Censo viabiliza a realização de novas análises sobre a realidade econômica e social do Brasil que podem nos auxiliar na superação da crise e na retomada do crescimento econômico”.

No último Censo Agropecuário o estado tinha 317.568 pessoas atuando no campo e esse número aumentou para 357.248, crescimento de aproximadamente 12,5%. O movimento é semelhante ao que acontece em quase todos os estados da região Norte, exceto em Rondônia, e nos estados da região Centro-Oeste.

O Espírito Santo é o quinto estado do país em território ocupado por terras agrícolas, com 70,18%, superado apenas pelos estados do Mato Grosso do Sul (81,65%), Goiás (77,51%), Rio Grande do Sul (76,95%) e Paraná (73,94%). De acordo com o Censo, a área agrícola do Espírito Santo cresceu de 2.839.854ha para 3.234.529ha, um aumento de aproximadamente 14% em relação ao número apresentado em 2006. Já o número de tratores praticamente dobrou: de 11.857 para 24.321, cerca de 105%.

Censo

O Censo Agropecuário 2017 tem como objetivo estabelecer um panorama do “Brasil Agrário”, para que os atores responsáveis pelo setor possam compreender a dinâmica do uso da terra e dos meios produtivos, as relações de trabalho e a mecanização da mão de obra, entre outros fatores.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas