Chegada da primavera inspira pratos frescos e sabores únicos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Setembro já está na metade reta final, mas antes de se despedir, o mês marca o início da tão esperada primavera. Além das flores e do clima mais quente, a estação mais florida do ano representa também a temporada de muitos frutos.

E aqui por aqui, abaixo da linha do equador, saem de cena as sopas, os caldos, os fundies, os cozidos, os molhos espessos e pratos mais pesados e quentes e entram em cena nas mesas as saladas e pratos mais leves e coloridos como o carpaccio de salmão e o cheviche. O brigadeiro de colher, o chocolate quente, o aconchego do edredom e as séries de televisão dão lugar ao picolé de frutas e sorvetes debaixo do sol em uma piscina ou no mar, ou simplesmente em uma caminhada pelo calçadão.

A primavera chega para expulsar o frio e trazer consigo as cores das flores, o canto dos pássaros e o frescor das saladas e a leveza dos frutos do mar. Saladas de todos os tipos são muito bem-vindas, sejam as mais leves ricas em folhas, ou as mais nutritivas, com ou sem o complemento do macarrão, assim como os peixes, frutos do mar e bebidas refrescantes.

Segundo a máxima da economia domiciliar, comer alimentos da estação, que nesse caso é a primavera, é um dos caminhos para se buscar reduzir os custos em casa e proporcionar uma alimentação mais saudável, pois possuem menos tempo de armazenamento e menos processos de conservação. As frutas que chegam para combinar com o calor e as flores são: abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, jabuticaba, jaca, laranja lima, mamão, maracujá, manga, melancia,…

Abobrinha, abóboras, alcachofra, batata-doce, cará, berinjela, beterraba, ervilha, inhame, tomate, cenoura, pepino e pimentão amarelo são os legumes que estarão mais frescos entre setembro e dezembro. E para completar os alimentos da primavera, as verduras como: almeirão, aspargo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, espinafre, mostarda, são algumas que estão presentes nessa estação.

O período chuvoso e gradualmente quente enche a terra de vida, de expressividade. A chuva bate na terra liberando seu aroma, das sementes e das plantas saem os brotos e as flores que com todo seu esplendor angelical são utilizados ainda frescos, no momento de servir para decorar e dar magia aos pratos.

O aroma da manteiga derretendo e do café sendo coado para o café da manhã na varanda ou o azeite que vai agregar seu sabor ao temperar os peixes e mariscos, são prazeres que a primavera traz consigo. Os pescados, esses sim são a verdadeira a celebridade da estação, sua leveza e frescor fazem a festa dos menus primaveris e são tão bem-vindos quanto as flores, frutas e legumes.

E para celebrar o “primeiro verão”, vamos de um risoto primavera com limão siciliano que tanto pode ser um saboroso e leve prato principal como uma singela entradinha, distribuída em ramequins, para ser degustado lentamente com um bom espumante.

Ingredientes

  • Parte superior do formulário
  • Parte inferior do formulário
  • 01 lt água
  • 100g Abobrinha italiana
  • 100g Cenoura
  • 100g Vagem
  • 100g Brócolis
  • 50g de Aspargos
  • 50g Cebola picada
  • 50g Manteiga gelada
  • 300g Arroz italiano
  • 50ml Vinho branco
  • 50ml de limão siciliano
  • 100g Queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

Branquear os legumes cortados em cubos e após saltea-los em manteiga com um fio de azeite. Retire da paleta e reserve. Na mesma panela, refogar a cebola na manteiga, adicionar o arroz do risoto e refogar.

Adicionar o vinho e, quando secar, adicionar o suco do limão siciliano e iniciar o preparo do risoto, adicionando água (ou caldo de legumes) aos poucos e mexendo sempre. Quando o risoto atingir o ponto desejado, adicionar os legumes salteados e misturar. Desligue o foge e acrescente a manteiga gelada e mistura bem até desmanchar. Decore com aspargos inteiros.

Finalizar com o parmesão ralado e servir imediatamente.

Caldo de legumes: Cozinhe os talos de todos os legumes que for utilizar. Qnd levantar fervura e começar a dar espuma vá ttirando com uma escumadeira ou uma concha, Depois de 15 min fervendo escorra em um pano ou filtro fino e reserve.

Bon appétit!

 

 

Joenio Dessaune

CEO/Fundador da AROMA

Chef de Cozinha e Consultor

@joeniodessaune

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Samba no Dia da Consciência Negra no bar do Tonho

"Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade", diz a canção. E para marcar este