A funcionária pública do Tribunal de Justiça Cláudia Lemos (PRB) é a mais nova deputada do Parlamento estadual. Natural de Cachoeiro de Itapemirim, ela tomou posse na sessão ordinária desta segunda-feira (18) na vaga de Almir Vieira (PRP), que perdeu o mandato na semana passada. Dessa forma, ela passa a compor a bancada do sul capixaba com os deputados Pastor Marcos Mansur (PSDB), Theodorico Ferraço (DEM) e Rodrigo Coelho (PDT).
Lembrando o aumento de representantes do município na Casa, Cláudia Lemos pontuou que “o sul era mais desenvolvido do que o norte, mas agora está achatado entre a Região Metropolitana, as facilidades que se tem hoje de ir para o norte do estado, e o norte fluminense que, pela questão do petróleo, acaba atraindo os investimentos”.
Rodrigo Coelho reiterou a necessidade de defesa dos interesses da região sul. “Enquanto bancada do sul, temos essa responsabilidade. Precisamos ter equilíbrio regional e só vamos conseguir isso com igualdade de oportunidades em todos os espaços do Espírito Santo. Precisamos fazer com que o porto de Kennedy saia do papel, preparando a população para aproveitar essas oportunidades”, disse.
Por outro lado, Lemos ponderou que tem de cumprir o mandato para a população capixaba e diz que vai atuar na área da saúde, educação, segurança, na questão das mulheres. “Sempre fui uma militante do movimento das mulheres, já fui do Conselho Estadual de Mulheres, e precisamos trabalhar para que as mulheres ocupem mais espaço de Poder e possam participar mais na construção de políticas públicas voltadas para elas”.
A posse
O deputado Dary Pagung (PRP) contestou a decisão da Mesa Diretora em dar posse à deputada. Ele defendeu a posse de 9º suplente da coligação (PRP-Pros) nas eleições para deputado estadual de 2014. A alegação foi de que o suplente não mudou de partido, mas Cláudia migrou do PRP para o PRB. O presidente Erick Musso (PRB) encaminhou a questão de ordem para a Comissão de Justiça e aguarda resposta.
Durante a posse, após fazer o juramento, a deputada recebeu a comenda Domingos Martins no grau de grã-cruz das mãos do presidente. Em seguida, usou a tribuna pela primeira vez, destacando dificuldades da vida de um político e garantiu ter o “mesmo comprometimento e respeito com a população capixaba como se aqui estivesse chegado desde o início do mandato”.
Ela citou a família como amparo para as dificuldades. “A vida pública de uma pessoa não é fácil. Às vezes, há dificuldades, muitas tristezas, e é na família que a gente encontra apoio. Com transparência e com trabalho a gente consegue avançar. O que fazer em final de mandato? O trabalho é redobrado. Cuidar das pessoas e gerar igualdade de oportunidade”, concluiu.
Marcelo Santos (PDT), encarregado de dar boas-vindas à parlamentar em nome dos colegas, destacou o papel que Lemos pode desempenhar apesar de estar nos últimos meses da legislatura. “Mesmo no final da legislatura a senhora tem um papel importante a desempenhar. Não é fora do tempo a chegada de Vossa Excelência. Esse Parlamento está feliz em recebê-la.”
Também deram as boas-vindas a deputada Janete de Sá (PMN), que a convidou para compor o grupo de mulheres do Parlamento, e o Pastor Marcos Mansur, que destacou a representatividade de Cachoeiro de Itapemirim. “O sul do estado ganha mais um representante. Já tive o privilégio de trabalhar com Vossa Excelência na Câmara de Vereadores de Cachoeiro”.
Rodrigo Coelho (PDT) lembrou do ex-deputado Almir Vieira ao desejar boas-vindas à deputada. “Primeiro quero dizer que Vossa Excelência substitui um grande companheiro nessa Casa. E você vem para dar uma grande contribuição. Nós todos estamos aqui à disposição em tudo que for para contribuir com o seu mandato”.
Currículo
A deputada é oficial de Justiça concursada no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foi vereadora e secretária municipal em Cachoeiro de Itapemirim e também secretária em Marataízes. Foi gerente de projetos na pasta da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seport) e diretora do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).