Mais de 140 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil chegaram ao Espírito Santo nesta semana. Desses, oito foram destinados a Cachoeiro de Itapemirim – quantidade suficiente elevar a cobertura a 100% no município.
De acordo com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a cidade tem, atualmente, 21 médicos atrelados ao programa do Governo Federal.
Com isso, ainda de acordo com o executivo municipal, todas as 54 equipes estão completas com médicos para atender a população.
Capacitação
Anteriormente, os médicos passaram por um curso com aulas sobre atuação generalista na Atenção Primária à Saúde, atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos definidos pelo ministério, legislação e ética médica. Além de médicos formados no País, este ciclo conta também com brasileiros formados no exterior e de médicos estrangeiros.
O programa modificou o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período. Para reduzir a rotatividade e garantir a continuidade da assistência à população, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais. O médico que participa do programa, selecionado por meio de edital, poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos.
Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas. Uma das novidades é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família.
Saiba mais sobre o Programa Mais Médicos para o Brasil no Espírito Santo:
ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos