Após visita de comitivas da China e de países latinos a Cachoeiro, no ano passado, o município se prepara agora para a segunda etapa desse processo de aproximação. Na manhã de quarta-feira (24), o prefeito Victor Coelho coordenou reunião para ajustar visita a duas cidades chinesas.
A viagem ficou agendada para 1º de março próximo. Além do prefeito, cerca de 15 pessoas devem compor a comitiva cachoeirense, que permanece por cinco dias na China. A prefeitura conduz o projeto em parceria com a Unidade de Negócios Nacional e Internacional (Unni) e a Câmara de Comércio Brasil China no estado (CCBCES).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) já começou a enviar convites, principalmente a empresários e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo. Mesmo quem não receber a convocação, mas tiver interesse em compor o grupo, pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 3155-5340.
Cachoeiro recebeu, em novembro último, representantes do poder executivo da cidade de Nan’an, que será uma das cidades visitadas em março. Depois, o grupo conhecerá uma das maiores feiras internacionais de rochas ornamentais, na cidade de Xiamen.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo, o encontro desta quarta ajustou detalhes para a logística da viagem e para o processo de irmanamento entre Nan’an e Cachoeiro.
“Levaremos ao prefeito de Nan’an as possibilidades de parceria em áreas como energia limpa e conhecimento tecnológico, investimento em porto seco, polo metal mecânico e no nosso aeroporto, intercâmbio de mão de obra e para aprendizado de idiomas”, listou.